Ourique acolhe a exposição “Joshua Benoliel: Repórter Parlamentar (1906-1924)”

Inauguração da mostra cintará com a presença de Augusto Santos Silva

Foto: Site da Assembleia da República

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, vai inaugurar no dia 11, às 10h00, a exposição “Joshua Benoliel: Repórter Parlamentar (1906-1924)”, na Biblioteca Municipal de Ourique, onde esta mostra pode ser vista a partir de hoje, dia 8, e até 31 de Janeiro.

Esta exposição itinerante da Assembleia da República, que é inspirada no trabalho do repórter parlamentar Joshua Benoliel, tem entrada gratuita e pode ser vista durante o normal período de funcionamento do Biblioteca Municipal.

«Joshua Benoliel (1873-1932) foi um dos mais importantes repórteres fotográficos no início do século XX. Teve uma vasta produção que ultrapassa os 60.000 clichés, divulgados essencialmente no jornal ‘O Século’ e na revista ‘Illustração Portugueza’. Na sua obra estão presentes todos os acontecimentos de grande destaque da época, desde as cerimónias dos últimos anos da Monarquia Constitucional à implantação da República, das diversas revoltas ao longo da I República à Grande Guerra de 1914-1918», segundo a Câmara de Ourique.

Organizada pelo Museu da Assembleia da República, «a exposição pretende apresentar o trabalho do autor, ilustre repórter parlamentar na área da Fotografia, considerado, por muitos, o pai do fotojornalismo português, no início do séc. XX. Reunindo um conjunto de curiosos registos fotográficos, esta exibição dá destaque a um dos períodos marcantes da vida política nacional entre 1906 e 1924».

Joshua Benoliel nasceu em Lisboa a 13 de janeiro de 1873, de uma família judia. Realizou a cobertura jornalística dos grandes acontecimentos da sua época, acompanhando os reis D. Carlos I e D. Manuel II nas suas viagens ao estrangeiro, a Revolução de 1910, as revoltas monárquicas durante a Primeira República, assim como o Exército Português que combateu na Flandres durante a Primeira Guerra Mundial. As suas fotografias caracterizam-se pelo intimismo e humanismo com que abordava os temas.

 

 



Comentários

pub