Linda de Suza dá nome ao Centro Cultural de Beringel

Artista morreu em Dezembro do ano passado

A Junta de Freguesia de Beringel vai dar o nome de Linda de Suza, que morreu em Dezembro do ano passado, ao Centro Cultural. 

Teolinda Joaquina de Sousa Lança, conhecida internacionalmente por Linda de Suza, nasceu em Beringel, a 22 de Fevereiro de 1948 e emigrou para França em 1970 para fugir das dificuldades económicas vividas em Portugal.

Linda de Suza era uma voz conhecida da cultura lusófona, esgotando várias vezes o Olympia de Paris. Entre finais da década de 70 e durante a de 80, foi ainda uma referência de popularidade em Portugal e França, sendo uma presença muito assídua nas estações de televisão portuguesas e gaulesas.

Linda de Suza gravou cerca de 33 singles e 17 LP’s, esmagadoramente edições francesas. Em todo o mundo vendeu mais de 40 milhões de discos.

Canções como ‘La Symphonie du Portugal’ ou ainda ‘L’étrangère’ são alguns dos seus êxitos. «O facto de cantar em francês foi uma forma de afirmação perante o país de acolhimento muito importante e a voz pública de todos os portugueses», refere a Junta de Freguesia de Beringel.

«Linda de Suza ficará para sempre associada a “Mala de Cartão” e à de vila de Beringel. A sua história foi adaptada à televisão em 1988 numa minissérie intitulada “Mala de Cartão”», continua.

De forma a homenagear e imortalizar a artista, o executivo da Junta de Freguesia de Beringel, propôs a atribuição do nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel, e que foi aprovada por unanimidade.

Para além de atribuir o nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel, o executivo da Junta de freguesia pretende criar nesse espaço uma exposição permanente sobre a cantora nascida em Beringel, de forma a que todos os que visitem a freguesia possam conhecer a sua história.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub