Depois de Mértola, “Futurama” segue para Castro Verde e Beja

Depois de Mértola, o festival vai passar por Castro Verde, nos dias 9 e 10 de Junho.

A segunda edição do festival “Futurama” arrancou este sábado, 3 de Junho, em Mértola, e seguirá, nos próximos dois fins de semana, para Castro Verde e Beja.

O evento tem direção artística de John Romão e apresenta cerca de 20 propostas artísticas e transdisciplinares, entre música, artes visuais e dança.

«[No Futurama] as tradições locais e o património aliam-se à criação contemporânea e ao global, que desafiam criativamente o território do Baixo Alentejo e arriscam cruzamentos dos quais se pode apenas esperar o inesperado», anunciou a organização em comunicado enviado à agência Lusa.

A segunda edição do festival Futurama arrancou no sábado, às 20h30, junto ao cais do Guadiana, em Mértola, onde foi apresentada “Corrente”, performance criada por John Romão juntamente com atletas do Clube Náutico de Mértola.

«[Nesta criação] descobrimos a prática náutica e a relação dos corpos com o rio, sob uma nova perspetiva visual e performativa», explicou John Romão, citado no comunicado.

Depois, às 22h00, no Largo da Igreja Matriz, houve o espetáculo “Cantexto”, onde sete grupos de cante alentejano interpretaram novas ‘modas’ escritas por autores contemporâneos.

Os textos são assinados por Joana Bértholo, Richard Zimler, Regina Guimarães, Ondjaki, Isabela Figueiredo, Afonso Cruz e Marta Pais de Oliveira e interpretados, respetivamente, pelos grupos Rosinhas do Louredo, Cantadores de Beringel, Ceifeiras de Pias, de Vila Nova de São Bento, Cardadores da Sete, da Mina de São Domingos e da Vidigueira.

Depois de Mértola, o festival vai passar por Castro Verde, nos dias 9 e 10 de Junho.

Nesta localidade, o programa inclui, no dia 09, uma performance da designer Mafalda Matos, ao lado de alunos da escola secundária, no fórum municipal (12h00 e 17h00) e nova apresentação do espetáculo “Cantexto”, no anfiteatro municipal (20h00).

No dia 10 de junho, o Coletivo Til apresenta, às 14h30, no Parque da Liberdade, o trabalho de co-criação ‘Rultabulo’ e, às 22h00, no cineteatro municipal, a coreógrafa Lígia Soares sobe ao palco com o espetáculo “Romance”.

A segunda edição do festival Futurama termina a 16 e 17 de Junho, na cidade de Beja.

Para o dia 16 estão previstas as apresentações das performances “Mundos Paralelos”, de Ana Borralho e João Galante com alunos do ensino secundário, no Liceu Diogo de Gouveia (12h00 e 18h00), e “Baila comigo como se baila na tribo”, da coreógrafa Clara Andermatt, no Bairro das Pedreiras (16h00).

Às 19h00, o artista transdisciplinar João Pedro Fonseca atua na Escola Superior de Educação de Beja e, às 21h00, na igreja de Santa Amaro, a ceramista cabo-verdiana Jaciara da Conceição apresenta a performance “Insularidade”, que repete no dia seguinte pelas 15h00.

Já no dia 17 de Junho terão lugar as apresentações de “Mal de Ulisses” (19h00), do coreógrafo Rui Catalão, e “Morte às Fantasmas” (20h00), da atriz Roxa Ionesco, ambas nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Beja.

A fechar o programa, às 21h30, o jardim público da cidade recebe o espetáculo “Cantexto”, seguindo-se, às 23h30, um concerto da dupla brasileira Trypas Corassão.

O festival Futurama conta igualmente com uma programação anual, que abrange ainda os municípios alentejanos de Serpa e Vidigueira, em que se incluem “Constelações”, encontros que promovem o diálogo entre artistas contemporâneos e práticas tradicionais do Baixo Alentejo.

Residências artísticas, a iniciativa “Escola Futurama” e os “Embaixadores Futurama” são outras das ações do projeto, financiado pelos municípios e pela Direção-Geral das Artes, tendo Alto Patrocínio da Presidência da República.

 



Comentários

pub