Doutorandos do CEBAL promovem evento científico internacional dedicado ao setor do azeite

Evento pretende ter uma periodicidade anual

Um grupo de alunos de doutoramento do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), em Beja, promove, hoje e amanhã, dias 30 e 31 de Maio, uma iniciativa científica internacional dedicada ao setor do azeite.

Esta primeira edição tem como tema central “Novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite” e decorre no auditório da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL).

O evento tem como objetivo a promoção e partilha de conhecimento científico, entre um painel de oradores especializados e os participantes, com foco nos temas “Sustentabilidade, ecologia e sanidade do Olival”, “Composição química da azeitona e do azeite” e “Valorização económica e subprodutos”.

Maria do Rosário Félix (MED/Universidade de Évora), Susana Casal (REQUIMTE/LAQV/Universidade do Porto), Guillermo Rodriguez & Maria África Fernández (CSCIC e Universidade de Sevilha) e José La Cal Herrera (BIOLIZA/Universidade de Jaén) são alguns dos nomes nacionais e internacionais que estarão presentes na cidade de Beja para a partilha do seu conhecimento no setor do azeite.

No programa, consta ainda o jantar alusivo ao tema, que terá lugar no Castelo de Beja, na noite desta terça-feira, e uma visita técnica à Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, na tarde de 31.

Haverá ainda a entrega de prémios de mérito “Professor João Lopes Baptista” às melhores apresentações oral e em poster. A designação destes prémios é um tributo a esse professor, que foi o grande impulsionador da criação do CEBAL.

A 1ª edição do “Applied Agro-Biotecnology International Meeting” tem como instituições promotoras o CEBAL e o Instituto Mediterrânico para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), e o apoio do NERBE/AEBAL e da Câmara Municipal de Beja.

Este evento científico de carácter internacional foi criado com o objetivo de valorizar a região, a sua capacidade produtiva e o seu potencial inovador, trazendo à cidade de Beja, o coração do Alentejo, o mais recente conhecimento científico.

Organizado pelo grupo de alunos de doutoramento do CEBAL, o evento pretende ter uma periodicidade anual, focando em cada ano uma temática/setor diferente, de acordo com as áreas de trabalho do CEBAL.

 

 
 



Comentários

pub