“Alentejo World Heritage Festival” homenageia Fado, Cante Alentejano e Morna

O programa irá celebrar o encontro de culturas entre Portugal e Cabo Verde

O “Alentejo World Heritage Festival” está de regresso à vila alentejana de Cabrela, em Montemor-O-Novo, nos dias 28, 29 e 30 de Junho, para uma edição que vai homenagear o Fado, o Cante Alentejano e a Morna, tradições musicais reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Esta segunda edição, promovido pela Égide – Associação Portuguesa das Artes, em conjunto com a Associação Lar Doce Ler, decorre dentro do casco histórico da vila de Cabrela, uma das vilas mais antigas do país.

O programa irá, ao longo de três dias, celebrar o encontro de culturas entre Portugal e Cabo Verde, num formato «à sombra», que leva o público a conhecer os encantos e recantos desta vila alentejana.

Para o dia 28 de Junho está agendada uma atuação da tour ‘Portuguesa’ de Carminho. Ainda no arranque do Festival, Marco Oliveira e Ricardo Parreira vão apresentar aos mais novos aquela que é a maior fadista portuguesa do século XX com um concerto dedicado à vida e obra de Amália Rodrigues.

No programa do “Alentejo World Heritage Festival” destaca-se ainda a projeção do documentário “Cesária Évora”, que dá a conhecer a todos a história da “Barefoot Diva”, a cantora mais internacional de Cabo Verde.

Na noite de 29 celebra-se a diversa e  cultura cabo-verdiana com um jantar dançante, com mornas e cachupa, ao som dos músicos Leonel Almeida e Nando Andrade. O dia termina com um concerto das vozes e ritmos de Nancy Vieira, Cristina Clara, Batucadeiras Freireanas Guerreiras e Daniel Bernardes.

Para o último dia do festival, 30 de Junho, está marcado um recital de canto e piano com a soprano Susana Gaspar e o pianista Nuno Vieira de Almeida, dupla que vai homenagear os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.

A agenda fica completa com a atuação do Grupo Coral Fora d’Oras de Montemor-o-Novo, que encerrará o festival com concerto que funde as culturas celebradas nesta 2ª edição do “Alentejo World Heritage Festival”.

A Casa do Povo e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição são dois dos espaços da Vila de Cabrela que vão ser palco, ao longo dos três dias, das expressões musicais consideradas Património Imaterial da Humanidade.

Os bilhetes já estão à venda na BOL.

Programa: 

28 de Junho 

16h00:  Concerto para crianças – “Amália já sei quem és”. Entrada livre com inscrições limitadas para o email: [email protected] Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição

21h30: Concerto “Portuguesa”, por Carminho. Bilhetes à venda na Bol e nos locais habituais.

29 de Junho 

15h00: Projeção do documentário “Cesária Évora” e debate com a realizadora Ana Sofia Fonseca. Entrada livre e limitada à capacidade da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Inscrições para o email [email protected]

19h00: Jantar dançante, com mornas e cachupa na Casa do Povo. Músicos convidados, Leonel Almeida e Nando Andrade. Bilhetes à venda na Bol e nos locais habituais (bilhete único: jantar + concerto)

21h30h: Concerto World Heritage com Nancy Vieira, Cristina Clara, Batucadeiras Freireanas Guerreiras e Daniel Bernardes. Bilhetes à venda na Bol e nos locais habituais.

30 de Junho 

16h00: Recital de Canto e Piano (celebração dos 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões) com a soprano Susana Gaspar e o pianista Nuno Vieira de Almeida. Bilhetes à venda na Bol e nos locais habituais. Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição

17h00: Grupo Coral Fora d’Oras de Montemor-o-Novo. Local: Adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub