Moura volta a ser palco do Concurso de Azeite Virgem

Durante a Feira Nacional de Olivicultura

O Concurso de Azeite Virgem volta a realizar-se em Moura, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura, que regressa a este concelho alentejano entre os dias 11 e 14 de Maio.

Realizado pelo CEPAAL, em parceria com os municípios promotores da Feira Nacional de Olivicultura, Moura e Valpaços, o concurso premeia «não só os melhores blends nacionais, com a distinção “Prémio Feira Nacional de Olivicultura”, mas também os melhores azeites com Denominação de Origem Protegida, os melhores azeites produzidos em modo de produção biológica, os melhores azeites de Quinta e de Cooperativa e ainda os melhores monovarietais de Galega e Cobrançosa», segundo a Câmara de Moura.

Os prémios do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura são decidido por um painel de «provadores nacionais de referência, que analisa, ao longo de dois dias de provas cegas, os azeites a concurso».

O Concurso, em conjunto com a Feira que integra, «premeia o que de melhor se faz na olivicultura portuguesa, valorizando e permitindo reconhecer o trabalho dos olivicultores nacionais, sendo assim uma ferramenta indispensável para promoção do setor».

A Feira Nacional de Olivicultura integra a OlivoMoura e é «um dos maiores e mais antigos certames do setor, que reúne, durante 4 dias, olivicultores, industriais, comerciantes e consumidores de Azeite».

As inscrições estão abertas até ao dia 10 de abril de 2023. Mais informações podem ser obtidas através do email [email protected] ou dos telefones 285 250 990 e 939 527 593.

 



Comentários

pub