Odemira acolhe 7.º encontro das Cidades e Vilas Resilientes

Encontro contará com a presença da secretária de estado da Administração Interna Patrícia Gaspar

O 7.º encontro das Cidades e Vilas Resilientes realiza-se em Odemira, nos dias 12 e 13 de Janeiro, e contará com a presença da secretária de estado da Administração Interna Patrícia Gaspar. 

Neste encontro anual, que reúne técnicos e responsáveis das entidades públicas que gerem os territórios no âmbito da segurança e proteção civil e das adaptações às alterações climáticas, bem como investigadores do meio académico, estarão em debate temas como as Cidades Resilientes ou a Plataforma Nacional Para a Redução do Risco de Catástrofes.

Além destes, a atualidade e impactos futuros das Alterações Climáticas, o novo paradigma do modelo de gestão do risco de incêndio em caso de Incêndios Extremos, o papel das Safe Communities em matérias de Proteção Civil e Segurança em Portugal, o desafio de acumulação de serviços entre Serviço Municipal de Proteção Civil e Policia Municipal, a implementação e dinâmica da Central Integrada de Operações, a implementação da Plataforma Local para a Redução do Risco de Catástrofes, o Sistema de Aviso de Alerta de Tsunamis, gestão da inclusividade em contexto de emergência, o planeamento e preparação das Zonas de Concentração de Apoio à População ou as Unidades/Bairros Locais de Proteção Civil, serão ainda temas abordados.

Em 2021, o Município de Odemira foi reconhecido pela ONU como “Cidade Resiliente”, juntando-se aos mais de 40 Municípios que integram esta rede.

A rede de Cidades e Vilas Resilientes é orientada para a redução local do risco de catástrofes e para a resiliência das cidades, através da campanha lançada em 2010 pela Organização das Nações Unidas.

Esta campanha tem como objetivo «promover um levantamento prévio de riscos naturais, tecnológicos e mistos, de planeamento de vários cenários possíveis e a realização de um trabalho de sensibilização e prevenção diretamente com as comunidades», para que quando o acidente ou catástrofe aconteça, todos saibam o papel a desempenhar, de modo a que o impacto seja menor.

No dia 12 de Janeiro, o programa começa às 9h00 e decorre até às 20h00. Já no dia 13 o horário é entre as 9h30 e as 12h30.

 

 



Comentários

pub