Utentes de Odemira lançam abaixo-assinado a exigir melhoria dos serviços de saúde no concelho

Recolha de assinaturas já começou

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira lançou um abaixo-assinado para exigir a melhoria do Serviço Nacional de Saúde no município, nomeadamente a contratação de mais profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, mas não só, e a melhoria das instalações do Centro de Saúde, entre outras.

Os utentes pretendem, desta forma, chamar a atenção para «a  degradação de infraestruturas, a falta de Profissionais de Saúde, o elevado número de Utentes sem Médico de Família, a falta de idas regulares de Médico às respectivas Extensões de Saúde, bem como o elevado tempo de espera de crianças e idosos no Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Odemira».

A recolha de assinaturas já está a decorrer.

 

Conheça o texto completo do abaixo-assinado:

O Serviço Nacional de Saúde, criado há 43 anos, teve uma importância decisiva para a melhoria dos indicadores de saúde. Por acção do S.N.S., também no Litoral Alentejano podemos beneficiar das suas boas condições, mas neste momento a População está confrontada com graves dificuldades de acesso aos cuidados de saúde.

Nos Cuidados de Saúde Primários, a População confronta-se com falta de Médicos de Família. É inadmissível que em algumas localidades a população só tenha cuidados médicos de 15 em 15 dias. Há também diversas Extensões de Saúde que se encontram muito degradadas, e com promessas de há vários anos para a reparação e/ou construção de novos edifícios, como por exemplo:

– Extensão de Saúde de Saboia;

– Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes.

Os Utentes da Freguesia de Luzianes-Gare viram a sua Extensão de Saúde ser encerrada e são obrigados a deslocar-se para outra Freguesia, fazendo mais de 30 Km´s para obterem cuidados de Saúde.

No Serviço de Urgência Básico do Centro de Saúde de Odemira, os Utentes esperam largas horas para serem atendidos, com a agravante de serem crianças e idosos.

No Hospital do Litoral Alentejano os tempos máximos de resposta garantidos, nas consultas e também nas cirurgias são ultrapassados, como é o caso da Cirurgia de Otorrinolaringologia que tem mais de 700 dias de espera. Em algumas especialidades só há 1 Médico para os cerca de 100.000 Utentes.

Assim os Utentes do Concelho de Odemira exigem ao Governo/Ministério da Saúde, o seguinte:

– Contratação de Médicos, Enfermeiros, Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, entre outros;

– Atribuição de Médico de Família (ou seja, com a Especialidade de Medicina Geral e Familiar) a todos os Utentes;

– Construção e/ou reparação do Centro de Saúde de Odemira e das Extensões de Saúde de Saboia e de Vila Nova Milfontes;

– Reabertura da Extensão de Saúde de Luzianes-Gare;

– Garantir Médico Pediatra, 24 horas, na respectiva Urgência do H.L.A.;

– Reabertura de todas as camas dos Serviços de Internamento e da Unidade de Convalescença do H.L.A.;

– Redução dos tempos de espera para Consultas, Cirurgias, Tratamentos e Exames de Diagnóstico e Terapêutica no H.L.A., com o cumprimento da Lei dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos;

– Valorizar e alargar valências no H.L.A.;

– Repor a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano no Sector Público Administrativo;

– Revogar todas as Taxas Moderadoras;

– Por um Serviço Nacional de Saúde, Universal, Geral e Gratuito!

 

 



Comentários

pub