Santiago do Cacém acolheu reunião de entidades que apoiam vítimas de violência doméstica

Albano Pereira, vice-presidente da Câmara de Santiago do Cacém, abriu a reunião

As entidades que apoiam as vítimas de violência doméstica no Alentejo Litoral reuniram-se no passado dia 11 de Julho, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém. 

Albano Pereira, vice-presidente da Câmara de Santiago do Cacém, abriu a reunião sublinhando o trabalho desenvolvido pelas entidades presentes na luta contra a violência doméstica e no apoio às vítimas.

«A reunião teve como principal objetivo a apresentação dos dados de execução física das respostas especializadas de intervenção com vítimas de violência doméstica promovidas pela Intervir.Com – Associação, em articulação com a restante rede de parceria», diz a Câmara de Santiago do Cacém.

Durante o encontro foram, também, apresentados os dados do (des)Igualdades – serviço de Apoio à Vítima, estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica, a qual realizou intervenção junto de 108 vítimas, nos meses de Abril, Maio e Junho, num total de 334 atendimentos no âmbito das atividades de apoio psicossocial, informação e encaminhamento jurídico.

No primeiro semestre deste ano, a Casa de Acolhimento de Emergência (CAE) Intervir, para vítimas de violência doméstica e menores, a cargo do distrito de Setúbal, acolheu 44 vítimas, como forma de garantir a sua integridade física e psicológica. A Resposta de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica do Alentejo Litoral (RAP-AL), com intervenção em todo este território, incluindo o município de Odemira, deu resposta a 31 crianças e jovens.

Estiveram presentes na reunião a Intervir.Com – Associação (entidade coordenadora do Protocolo), a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, os municípios de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém e as respetivas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, o Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, a Procuradoria da República da Comarca de Setúbal, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Guarda Nacional Republicana e a Universidade Aberta.

Durante a reunião abordaram-se, igualmente, assuntos relacionados com a Intervenção em Rede: Potencialidades e Desafios.

 



Comentários

pub