Rota Vicentina celebra o melhor do território com caminhadas, surf, poesia e passeios

A aldeia de Santa Clara-a-Velha, em Odemira, vai receber a Festa de Encerramento

Caminhadas, aulas de surf, poesia e um passeio guiado. A Rota Vicentina promove, de 3 a 9 de Abril, a Semana ID, um evento para pensar, visitar e celebrar a Costa Alentejana e Vicentina, de Santiago do Cacém a Lagos. 

Nesta 2ª edição, a Rota Vicentina sai para as ruas, montes, mercados e trilhos, com várias iniciativas construídas com a comunidade.

A iniciativa arranca no dia 3 de Abril com um programa repleto de atividades, preparadas em colaboração com a CACO – Associação de Artesãos de Odemira e o Município de Odemira.

A Semana contará com uma mesa de reflexão sobre a ligação dos trilhos da Rota Vicentina aos recursos endógenos, passando pela paisagem, consumo local e gastronomia e uma mostra do documentário de natureza “A Costa das Cegonhas” pelas aldeias e vilas do Alentejo e Algarve.

A isto juntam-se outras atividades, promovidas pela comunidade e parceiros locais, como uma caminhada em Vila do Bispo com workshop de pão em forno de lenha, uma aula de surf na Praia do Malhão seguida de um piquenique composto por produtos locais alentejanos ou serões na aldeia, workshops de trapilho, ou até mesmo um passeio de bicicleta para famílias, com reposição de energias com um petisco alentejano e uma visita pela Rota da Lã.

A isto junta-se ainda uma sessão de saberes sobre o vinho de talha ou um passeio guiado no Cabo de Sines com narrativas de memórias dos anos 30-60.

A aldeia de Santa Clara-a-Velha, em Odemira, vai receber a Festa de Encerramento da Semana ID 2022, inserida no mercado Aldeias à Vista organizado pelo CLARA – Centro para o Futuro Rural.

O programa completo pode ser consultado aqui. 

 



Comentários

pub