«Habitação para todos» e água são as prioridades de Helder Guerreiro em Odemira

O novo presidente eleito anuncia as suas prioridades

«Dar resposta às necessidades de habitação de todos os que vivem no concelho de Odemira» e garantir «o uso sustentável do bem comum que é a água» são as duas grandes prioridades do novo presidente eleito da Câmara daquele concelho do litoral alentejano.

Os resultados nas Eleições Autárquicas deste domingo garantiram maioria absoluta ao socialista Helder Guerreiro, que terá mais quatro vereadores do seu partido a acompanhá-lo, enquanto a CDU elegeu os restantes dois.

Em termos de percentagem, foi uma vitória menos folgada que a anterior, em 2017, quando José Alberto Guerreiro, naquele que seria o seu terceiro e último mandato consecutivo, ganhou a Câmara e conseguiu precisamente o mesmo número de vereadores, embora com mais votos.

«Estou contente, porque, independentemente do contexto difícil que Odemira viveu nestes últimos meses, este resultado demonstra que os odemirenses continuam a acreditar que o PS é a força política que deve dirigir os destinos no concelho», disse Helder Guerreiro em declarações ao Sul Informação.

O novo presidente eleito acrescentou que, para esse resultado, também terá tido influência a forma «participada», de modo a «implicar os odemirenses e as instituições» como o programa autárquico dos socialistas para os próximos quatro anos foi preparado.

«Temos agora de trabalhar muito a imagem de Odemira», abalada com tudo o que aconteceu durante a fase mais grave da pandemia, mas também «voltar a erguer a autoestima das nossas empresas, dos empresários, das instituições e de todas as pessoas do concelho», acrescentou.

Quanto à questão da agricultura intensiva e da mão de obra imigrante que tem atraído ao concelho, com isso causando alguns desequilíbrios sociais, ambientais e a outros níveis, Helder Guerreiro fez questão de salientar que «o anterior executivo conseguiu fazer um trabalho que procurava responder a um afluxo muito difícil de controlar de pessoas. Em lado nenhum do mundo se conseguiria dar uma resposta cabal a um fluxo migratório desta dimensão».

Agora, «com a Estratégia Local de Habitação aprovada e contratualizada entre a Câmara e o IHRU, temos uma ferramenta que permitirá dar uma resposta mais concreta às necessidades de habitação de todos os odemirenses, mas a todos mesmo: aos que aqui vivem, querem viver, escolheram viver e trabalhar». «Este será o grande desafio do próximo mandato», admitiu Helder Guerreiro.

Outra questão que preocupa o novo presidente eleito da Câmara de Odemira é a do «uso sustentável do bem comum que é a água». Nas suas declarações ao Sul Informação, defendeu ser necessário acautelar todos os usos da água, mas também garantir uma «maior reserva de água».

 



Comentários

pub