PCP exige reabertura da extensão de saúde da Mina de S. Domingos

Uma exigência reivindicada também pela população através da Comissão de Moradores, que diz não compreender o encerramento do equipamento

Depois de obras de reabilitação, a única extensão de saúde existente no concelho de Mértola, além do Centro de Saúde da vila, continua encerrada. O PCP exige a reabertura imediata deste equipamento localizado na Mina de São Domingos, na freguesia de Corte do Pinto.

Uma situação que os deputados comunistas dizem gerar “ansiedade na população” com a agravante da pandemia da Covid-19, uma vez que, “para aceder aos cuidados de saúde, os habitantes (maioritariamente idosos) da Mina de São Domingos e de Corte do Pinto são obrigados a deslocar-se a Mértola em transporte público, que tem uma oferta reduzida, saindo pela manhã e regressando à tarde”.

João Dias, deputado do PCP eleito por Beja salienta as características muito específicas do concelho, com uma população envelhecida, com mais de 140 localidades dispersas e com dificuldades em termos de transporte.

 

João Dias, Deputado do PCP eleito pelo círculo eleitoral de Beja

 

Além disso, o parlamentar recorda que é preciso dar resposta ao acréscimo de pessoas na freguesia de Corte do Pinto, em particular no Verão, que procuram e visitam a Praia da Tapada Grande, na Mina de S. Domingos.

 

 

Nesse sentido, na proposta comunista, é recomendado ao Governo que seja imediatamente reaberta a extensão de saúde do Centro de Saúde de Mértola, na Mina de São Domingos, procedendo à necessária dotação de recursos humanos.

Além disso, é recomendado que a tutela “incremente a resposta em saúde na extensão de saúde da Mina de São Domingos do Centro de Saúde de Mértola, particularmente no período balnear, com o alargamento de horários incluindo abertura aos fins de semana.

É, ainda, recomendado que sejam atribuídos médico e enfermeiro de família a toda a população do concelho de Mértola e reforçado o número de trabalhadores no centro de Saúde de Mértola. As declarações são de João Dias.

 

 

A exigência do grupo parlamentar do PCP junta-se às reivindicações da “população perante a insensibilidade dos responsáveis no que respeita à necessidade de assegurar os cuidados de saúde na extensão de saúde, através da Comissão de Moradores” que “já se manifestou contra o inexplicável encerramento da extensão de Centro de Saúde na Mina de são domingos e exige a sua imediata abertura”.

 

 




 

Comentários

pub