O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, 24 de Janeiro, a elevação de Almancil a cidade. O concelho de Loulé passará, assim, a ter três cidades.
Esta proposta tinha sido apresentada ainda em Setembro do ano passado, pelos deputados algarvios Jamila Madeira, Luís Graça e Jorge Botelho, todos eleitos pelo PS.
Depois de ter sido aprovada em generalidade, a elevação de Almancil a cidade foi analisada na Comissão de Poder Local e Coesão Territorial e agora aprovada por unanimidade.
Almancil, freguesia do concelho de Loulé, tem uma área de 62,30 quilómetros quadrados e 10.677 habitantes, segundo os Censos de 2021, um incremento populacional que quase duplicou desde 1981.
A nova cidade está situada a cerca de 14 quilómetros do Aeroporto Internacional Gago Coutinho, a cerca de seis das cidades de Loulé e de Quarteira e a 10 da cidade de Faro.
Os deputados destacam na proposta que Almancil «tem um dinamismo económico assinalável, cosmopolita, com um conjunto de infraestruturas fundamentais para a atividade económica e financeira, de que as instituições bancárias são a parte mais visível uma vez que detém, ao nível de todo o país, o maior rácio de instituições bancárias per capita».
Na semana passada, também foi aprovada a elevação de Boliqueime, no concelho de Loulé, a vila. De resto, para hoje está marcada uma festa na “nova” vila de Boliqueime.