«O território de Beja antes da cidade: um retrato da pré-história recente» é o tema da conferência que Nelson Almeida vai apresentar amanhã, 18 de Abril, quinta-feira, às 21h30, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Na conferência, o investigador da Universidade de Évora faz uma síntese sobre os principais sítios arqueológicos identificados no concelho de Beja nas últimas décadas.
Irá focar-se, em particular, os períodos do Neolítico e do Calcolítico.
Salientam-se os principais contextos funerários e não-funerários, os materiais arqueológicos e a sua relação com as regiões circundantes. Serão ainda apontados caminhos para investigação e valorização destas problemáticas e deste património.
Nelson Almeida é professor auxiliar do Departamento de História da Universidade de Évora, investigador integrado do CHAIA e IN2PAST – Universidade de Evora, investigador colaborador do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e co-fundador da cooperativa O Legado da Terra.
Dedica-se sobretudo ao estudo da Pré-História recente e Proto-História do Sudoeste Peninsular.
É investigador responsável do projeto exploratório ZooCHAnges financiado pela FCT.
Conta com variada produção científica nacional e internacional, direção de trabalhos de campo e participações em projetos de investigação e de socialização de conhecimento científico.
Comentários