Grândola aprova orçamento de 54 milhões para o próximo ano

O orçamento terá também como destaque as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O Município de Grândola aprovou para 2024 um orçamento de 54 milhões com o objetivo de que o concelho seja «melhor, mais forte, e esteja preparado para os desafios do presente e do futuro». 

De acordo com a autarquia, o orçamento prevê um investimento significativo nas áreas da habitação, juventude e desporto, educação, cultura e património, melhoramento do espaço público e da mobilidade, desenvolvimento e inclusão social, apoio ao Movimento Associativo e ao comércio local, proteção ambiental e animal.

O próxima orçamento terá também como destaque as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com ações de valorização das conquistas, valores e direitos alcançados em democracia e liberdade.

Neste programa destaca-se a implementação de obras de arte pública em todo o concelho, a abertura ao público de novos núcleos museológicos, variados espetáculos culturais de música, dança, poesia, teatro e cinema, exposições em exibição ao longo do ano, colóquios e debates.

De acordo com a autarquia, ao longo do ano dar-se-á ainda continuidade às obras que transitam do ano de 2023: como é o caso da 2ª fase do reforço do abastecimento de água a Melides, a recuperação das habitações municipais na rua Mouzinho de Albuquerque e do Edifício Dr. Cabrita e a reabilitação da Estrada Municipal 543.

Avançarão também novas obras como a reabilitação dos Centros Comunitários do Concelho, a reabilitação da Rua Nova/Largo da Igreja em Melides, a construção dos sanitários públicos do Lousal e no Carvalhal, a reabilitação dos bairros mineiros no Lousal, a reabilitação do Largo Zeca Afonso, a construção de acesso pedonal e ciclovia da aldeia de Água Derramada até à escola primária, a construção da ligação viária e pedonal entre a Rua Inocêncio Granadeiro e o Bairro do Arneiro, a construção/renovação de infraestruturas em vários locais do concelho para melhoria da eficiência hídrica e de saneamento, a reabilitação e construção de diversos parques infantis, a beneficiação de arruamentos, estradas, caminhos, entre outras intervenções.

Ao longo do ano serão também concluídos projetos como o do edifício da Universidade Sénior e o largo de São Sebastião, a estrada de acesso à praia de Melides, a reabilitação urbana do bairro das Murteiras, Avenida António Inácio da Cruz, Rua D. Nuno Álvares Pereira, espaço lúdico e de lazer do Canal Caveira incluindo os lavadouros públicos, centro municipal proteção civil, novas bolsas de estacionamento, a ampliação e reabilitação do edifício dos Paços do Concelho, entre outros.

Em traços gerais, a autarquia explica que o orçamento municipal para 2024 pretende «privilegiar os direitos da comunidade grandolense a mais e melhores condições de vida e de trabalho, atenuando lacunas deixadas pelo desinvestimento do Poder Central».



Comentários

pub