Em Odemira, o Espírito Empreendedor é jovem e criativo

Câmara de Odemira premiou melhores ideias de negócio e novas iniciativas empresariais do concelho

Já tinham em comum serem todos jovens. Desde ontem, seis odemirenses passaram a também partilhar o facto de terem sido reconhecidos com Prémios Espírito Empreendedor, promovidos pela Câmara de Odemira, que foram entregues este sábado na Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), que está a decorrer em S. Teotónio até hoje, domingo, dia 23, à noite.

Na vertente Ideias Empreendedoras e Criativas, o primeiro prémio foi atribuído a Diogo Proença, pelo projeto OdeMap (prémio de 1200 euros). O 2º prémio foi para Ana Raquel Bernardo, pela ideias “Compotas com Amor” (800 euros).

Na categoria Novas Iniciativas Empresariais, que distingue negócios existentes há pouco anos, o 1º prémio foi para Carolina Guerreiro e Salomé Aroeira, pelo restaurante Ar’Terra, em S. Luís, uma aldeia e freguesia do concelho de Odemira (2000 euros).

Também foram premiados os negócios Mercearia Avulso Eco-Friendly, de Érica Silva (2º, 1000 euros), e Maravilhas sem Glúten, de Margarida Almeida (3º, 500 euros).

Para Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara de Odemira, esta edição do prémio, a 8ª, «foi muito positiva».

«É bom sentirmos que há novas iniciativas e novas ideias. É isso que nós queremos. Todos nós fomos criados mais a pensar onde íamos trabalhar e menos a pensar quais as iniciativas empresariais que podíamos lançar. Nós queremos que os nossos jovens cresçam a pensar que a criação do seu próprio negócio também é uma boa opção de vida», resumiu.

O prémio Espírito Empreendedor é «uma das muitas medidas do programa Odemira Empreende, que contempla um conjunto de mecanismos que fazem com que seja mais fácil poder implementar projetos em Odemira».

«Muitas vezes o que nos é dito por quem promove os projetos – fazemos questão de conhecer e visitar todos -, é que este programa serviu muito como clique. O Odemira Empreende, ao dar condições financeiras e ao mostrar exemplos, faz com que aconteça esse clique», contou o vereador da Câmara.

 

Ricardo Cardoso

 

Ao longo dos anos , as candidaturas rondaram sempre «uma dezena». Este ano «fomos um bocadinho mais longe», com 16 candidatos, no total, «o que é sinal que estamos a chegar a mais pessoas, nomeadamente aos jovens que ainda estudam».

«No Odemira Empreende, no que diz respeito aos apoios que damos, temos números importantes e que nos deixam contentes: em oito anos, já apoiámos mais de 150 projetos, já criámos perto de 200 postos de trabalho e já investimos mais de um milhão de euros», concluiu Ricardo Cardoso.

No que toca aos vencedores do primeiro prémio, a ideia que venceu na vertente Ideias Empreendedoras e Criativas, o OdeMap, nasce da vontade de um engenheiro informático que gere um hostel na Zambujeira do Mar em proporcionar aos que visitam Odemira um mapa interativo que lhes permita saber onde podem encontrar os produtos que procuram ou os estabelecimentos que lhes recomendaram.

A aplicação, que o próprio Diogo Proença tenciona desenvolver, deverá demorar, «se tudo correr bem, um ou dois anos a ser criada».

Já Carolina Guerreiro e Salomé Aroeira, ambas naturais de Vila Nova de Milfontes, ganharam o concurso graças a um restaurante que pretende «dar resposta a todos», com tapas a pensar em todo o tipo de dietas e gostos, «desde o tradicional ao mais alternativo, para os mais vegetarianos e para os mais carnívoros», segundo as suas promotoras.

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub