Câmara de Almodôvar agradece o esforço dos operacionais no combate ao incêndio junto à A2

Houve dois feridos considerados graves: um operacional do Corpo de Bombeiros Voluntários de Almodôvar e o presidente da União de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires

O executivo da Câmara Municipal de Almodôvar manifestou, em comunicado, «o seu total agradecimento a todos os envolvidos no combate ao incêndio» que ontem deflagrou, na Autoestrada do Sul, na União de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, perto do Monte dos Medronhais.

O alerta para o fogo foi dado às 12h02, tendo tido origem, como o Sul Informação ontem noticiou, numa viatura que se incendiou ao quilómetro 207 e cujas chamas alastraram às bermas da A2, tendo-se propagado rapidamente para ambos os lados da via, consumindo uma vasta área de mato, pinheiros e eucaliptos.

A Câmara de Almodôvar salienta que «de imediato acompanhou os trabalhos de combate às chamas», garantindo também «todo o apoio logístico aos operacionais no terreno, entre Bombeiros, Proteção Civil, Militares da Guarda Nacional Republicana e civis que colaboraram no terreno».

Esse apoio passou pelo fornceimento de «refeições e águas a quem tão nobremente, arriscando a sua vida, combatia o fogo em condições nada favoráveis, já que a orografia do terreno e as condições climatéricas não ajudavam, nomeadamente o vento moderado que se registava».

 

 

A autarquia de Almodôvar disponibilizou ainda quatro máquinas de rasto aos operacionais, para que os trabalhos em terra fossem desenvolvidos com mais eficiência, travando o avanço das chamas.

Durante a tarde de ontem ,chegaram a estar mobilizadas 14 aeronaves de combate a incêndios florestais, perto de 400 operacionais e mais de uma centena de viaturas.

No seu comunicado, a Câmara lamenta ainda que «se tenham registado dois feridos considerados graves, durante o combate às chamas, entre eles um operacional do Corpo de Bombeiros Voluntários de Almodôvar e outro, o presidente da União de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, Dário Guerreiro».

A ambos, o executivo municipal almodovarense endereça «votos de uma rápida e eficaz recuperação», agradecendo também o seu «empenho».

A Câmara Municipal agradece igualmente «a todos os corpos de bombeiros de todo o Alentejo (Baixo, Alto e Litoral), Algarve e Área Metropolitana de Lisboa e zona de Setúbal, por terem deixado o conforto dos seus lares e das suas famílias, e tenham vindo em auxílio do concelho de Almodôvar e da sua população! Um bem-haja a todos».

 

 

Faz ainda «um enorme agradecimento também aos militares da Guarda Nacional Republicana de Almodôvar, do Posto de Trânsito de Gomes Aires, do Comando Territorial de Beja e outros comandos envolvidos, pela forma como cooperaram no terreno e ajudaram os automobilistas aquando do encerramento da A2, na orientação do trânsito e não só».

Endereça também um «especial obrigado a todos os agentes de Proteção Civil, Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, aos outros comandos que nos ajudaram, aos agentes de Proteção Civil Municipal envolvidos e colaboradores do Município de Almodôvar».

A autarquia de Almodôvar termina o seu comunicado dizendo que «o incêndio está em fase de rescaldo e vigilância, para evitar reacendimentos».

No terreno, estão a esta hora 216 operacionais, apoiados por um meio aéreo e 74 veículos. A Câmara Municipal continua a prestar todo o apoio logístico necessário.



Comentários

pub