Adiafa lançam álbum comemorativo dos 25 anos e apresentam novo espetáculo

Grupo alentejano assinala um quarto de século com muitas novidades

Uma data redonda para comemorar, novos disco e espetáculo, dois novos membros: é com estes ingredientes que o grupo Adiafa, nascido em Beja, assinala este ano os seus 25 anos de existência e 21 anos do lançamento do seu grande sucesso, “As meninas da ribeira do Sado”.

Os 25 anos de carreira são celebrados pelo grupo que tem levado a música tradicional alentejana pelo mundo fora. Ao longo deste quarto de século, lançaram cinco álbuns, tendo sido o primeiro aquele que, desde logo, os catapultou para a ribalta.

O disco homónimo de 2002 trazia, entre as suas faixas, a canção “As Meninas da Ribeira do Sado” que, em 2003, foi nomeada para os Globos de Ouro e arrecadou várias distinções.

Seguiram-se os álbuns “Cante ao Menino”, “Tá o Balho Armado” e “Não Há Vagar”, que mostraram sempre o lado embaixador do grupo, levando para as canções tradicionais alentejanas nomes de outras geografias sonoras, como Rui Veloso ou até Paulo de Carvalho.

Foi com este princípio e consistência ideológica que o grupo, criado em 1998 por José Emídio e Paulo Colaço (ex-integrante), foi crescendo e adaptando-se, introduzindo não só novas colaborações, como novos membros, que têm regenerado a identidade de Adiafa.

 

 

É neste seguimento que agora se pode ouvir o álbum “Adiafa – 25 Anos”, que revisita temas celebrizados pelo grupo como a “Feira de Castro”, mas também novas canções de autor, como “Arre Burro”.

O disco abre com uma nova versão do tema “As meninas da Ribeira do Sado”, que reflete o espírito da nova geração de integrantes do grupo, Bernardo Emídio e Ruben Lameira.

Disponível em todas as plataformas digitais desde dia 10 de Junho, dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, conta com o selo da Epopeia Record™.

“Adiafa – 25 anos” tem a participação especial de Adriano Alves, no baixo elétrico fretless, Norton Daiello, no baixo elétrico, Yami Aloelela, também no mesmo instrumento, e Marito Marques, nas percussões.

Os Adiafa vão também apresentar um novo espetáculo, tendo já anunciado algumas das datas desta celebração: dia 14 de Agosto, em Castro Marim, dia 1 de Setembro, em Albufeira, dia 3 de Setembro, em Vila do Bispo, e, no dia 16 de Setembro, no Pax Julia, em Beja.

 

 

Oiça aqui o novo disco nas várias plataformas.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub