«Melhores petiscos e pratos tradicionais» do Alentejo dão alma a roteiro em Odemira

“Sonoridades & Sabores” começa em Novembro e dura até Fevereiro

Roteiro “Sonoridades & Sabores” (Arquivo)

Os «melhores petiscos e pratos tradicionais» do Alentejo vão unir-se ao «cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional» em mais uma edição do “Sonoridades & Sabores”, o roteiro de música tradicional e gastronomia do interior do concelho de Odemira, que terá o seu primeiro momento no dia 5 de Novembro e terá mais outras cinco sessões, até Fevereiro.

«Esta iniciativa pretende dinamizar as aldeias das freguesias do concelho de Odemira, através da promoção de eventos que enaltecem o melhor da gastronomia local e da música tradicional», resume a Câmara de Odemira, que organiza o evento em conjunto com a Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare.

O primeiro momento do “Sonoridades & Sabores” acontecerá na Freguesia de São Salvador e Santa Maria, mais precisamente em Algoceira, na sede da Associação de Moradores de Algoceira e Vale Bispo (na antiga Escola Primária).

No dia 19 de Novembro, será a vez do pavilhão da Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha acolher o roteiro.

No dia 3 de Dezembro, o programa decorrerá no Restaurante “O Peixeiro”, em Amoreiras-Gare, na Freguesia de São Martinho das Amoreiras. O último “Sonoridades & Sabores” de 2022 decorrerá no dia 17 de Dezembro, na sede do Sabóia Atlético Clube, em Sabóia.

Em 2023, a festa chega à aldeia de Vale Juncal, na Freguesia de São Teotónio, no restaurante “Becha”,  no dia. O último momento acontecerá no dia 21 de janeiro, no Restaurante Eira da Lagoa, em Colos.

O programa de todas as sessões começa às 16h00, hora a que «a tradição cultural encherá os espaços, com cantadores ao baldão acompanhados pela viola campaniça». A partir das 18h00, será dado espaço aos poetas populares da região.

Às 19h00, tem lugar um espetáculo musical, que não será igual nos seis dias de festa.  Nos dias 5 e 19 de Novembro, atuam acordeonistas amadores da região. No dia 3 de Dezembro, atuam os professores e alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, enquanto o grupo musical Atar e Pôr ao Fumeiro garante a animação nos dias 7 e 21 de Janeiro.

A organização é da responsabilidade da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (no âmbito do Plano de Atividades do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso) e do Município de Odemira, com os apoios das Juntas de Freguesia de Colos, Sabóia, Santa Clara-a-Velha, São Martinho das Amoreiras, São Salvador e Santa Maria e São Teotónio.

 

 

 



Comentários

pub