Ermidas-Sado: Cineteatro Vitória vai ser recuperado

Este é o edifício mais emblemático da freguesia de Ermidas-Sado

O Cineteatro Vitória, localizado em Ermidas-Sado, vai ser recuperado, depois de a Câmara de Santiago do Cacém e o Grémio Ermidense Primeiro de Agosto terem assinado um acordo de colaboração para criar, neste espaço, um Centro Cultural Multiusos.

Em nota de imprensa, a autarquia diz que «tem já concluído o projeto de recuperação deste imóvel, assim como o do Cinema de Alvalade que serão candidatados a fundos comunitários».

«A Câmara Municipal está confiante da sua aprovação, tendo já preparados os concursos públicos para serem lançados num valor total na ordem dos 2,4 milhões de euros», acrescenta.

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, sublinha que a assinatura deste acordo, em específico, «é mais um passo para a concretização de um objetivo comum: a recuperação do Cineteatro Vitória».

«Este é o edifício mais emblemático da freguesia de Ermidas-Sado por onde passaram muitas gerações de ermidenses. Por isso, tem uma identidade que é importante recuperar», diz.

Com esta formalização a autarquia tem a possibilidade de se candidatar a fundos comunitários.

 

 

A Câmara Municipal será, salienta o autarca, «a grande dinamizadora da oferta cultural deste espaço, mas queremos que o Grémio e outras associações da Freguesia, no fundo, toda a comunidade, possam também ser um fator de dinamização do futuro Centro Cultural Multiusos de Ermidas-Sado, que vai ser um espaço de oferta cultural à população, e esperamos que impulsione as gerações mais novas».

Arnaldo Frade, presidente da direção do Grémio Ermidense Primeiro de Agosto, salientou que a assinatura deste acordo com a Câmara Municipal resulta da «relação estreita que mantemos desde 2015 no sentido de encontrarmos uma resposta que tornasse possível a recuperação daquele edifício».

O Grémio havia já apresentado uma candidatura à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo, que não foi aprovada, mas, «através de conversações com a autarquia, foi possível chegar a este acordo de cooperação», sublinhou Arnaldo Frade.

O Cineteatro Vitória foi doado ao Grémio Ermidense Primeiro de Agosto pelos seus anteriores proprietários, com o objetivo de dar lugar a um Centro Cultural Multiusos. Por essa razão terá de exibir o nome de Artur de Sousa Pinto, avô materno dos autores da doação, na fachada do edifício. A sede do Grémio será instalada no edifício contíguo ao Cineteatro, onde ficará patente uma exposição e/ou visualização de todo o seu acervo documental e fotográfico.

Álvaro Beijinha, que se fez acompanhar de Jaime Cáceres, vereador da Cultura, sublinha que estes projetos, para Ermidas –Sado e Alvalade, têm como alicerces «a nossa estratégia de combate às assimetrias a todos os níveis, neste caso do ponto de vista cultural e, para reforçarmos essa política cultural, temos que ter espaços com todas as condições».

No seguimento do projeto para o edifício do Cineteatro Vitória as duas entidades gostariam de criar, no futuro, um Museu de Ermidas-Sado e as Suas Gentes, com enfoque na indústria corticeira, de moagem e na ferrovia.

 



Comentários

pub