Primeiros infetados com Covid-19 do Alentejo vão recuperar em casa

Ambos os doentes apresentam sintomas ligeiros

As duas pessoas que contraíram Covid-19, no Alentejo, apresentam sintomas ligeiros e vão ficar em casa.

Ontem, Filomena Araújo, delegada de saúde do Alentejo, revelou aos jornalistas que os dois doentes «são cidadãos nacionais e foram infetados no estrangeiro, onde se encontravam em trabalho, mas residem na região», segundo o Diário do Alentejo.

«Estão a cumprir o período de isolamento profilático com acompanhamento e vigilância ativa pelas autoridades de saúde e não representam risco para outros cidadãos», acrescentou a mesma responsável.

Filomena Araújo realçou, ainda, que estes dois casos «não consubstanciam risco para os outros cidadãos, na medida em que são situações muito específicas, identificadas de imediato e que todas as pessoas com quem contactaram foram identificadas», apesar de admitir «o surgimento de novos infetados na região».

A mesma responsável alertou que o Alentejo tem de se organizar para aquilo que pode vir. «Temos um terço do país, uma região muito extensa, com poucos profissionais».

«Temos estado desde Janeiro a trabalhar arduamente. Todos os casos suspeitos foram devidamente avaliados, devidamente equacionados, analisados e feita uma investigação epidemiológica», assegurou.

Quando o resultado é positivo, como aconteceu com os dois homens, só ficam hospitalizados os casos mais graves. «Há muitos suspeitos. Temos muitos casos em que se estão a gastar testes que não há», acrescentou Filomena Araújo.

José Robalo, o presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, também presente na Conferência de Imprensa, garantiu aos jornalista que há material que chegue nos hospitais da região para enfrentar a epidemia.

«Temos máscaras suficientes que vêm de Lisboa, do Infarmed, temos equipamento também. Numa altura de grande procura é sempre difícil conseguir arranjar o material todo ou o material necessário que gostaríamos de ter, no entanto temos material que chegue para as nossas intervenções», disse.

Sobre a capacidade dos hospitais do Alentejo, relativamente ao Covid-19, José Robalo explicou que «todos os hospitais do Alentejo recebem os casos da sua área de influência. Todos esses hospitais têm um espaço utilizado exclusivamente para os casos de Covid-19».

Comentários

pub