Pães de Castro Verde e Mértola ganham medalha de ouro em concurso

O pão alentejano do Corvo, em Castro Verde, e de São Pedro de Sólis, em Mértola, ganharam uma medalha de […]

O pão alentejano do Corvo, em Castro Verde, e de São Pedro de Sólis, em Mértola, ganharam uma medalha de ouro na categoria pão de trigo do 7º Concurso Nacional de Pão Tradicional Português. 

Um dos pães premiados é produzido pela Padaria do Corvo, de Santa Bárbara de Padrões, em Castro Verde.

Quanto a Mértola, o produtor é a empresa Costa, Esperança, Dias e João Lda.

Este concurso, organizado pelo Centro Nacional de Exposições, em conjunto com a associação Qualifica, tem como objetivos premiar, promover, valorizar e divulgar o genuíno pão tradicional português.

O pão alentejano é caracterizado por ter uma côdea rija e miolo compacto, de cor branca, que se mantém bom para consumo, isto é, com miolo firme e sem desenvolvimento de bolores, durante vários dias.

No Baixo Alentejo, o pão sempre desempenhou um papel fundamental, não só na alimentação das populações, mas também como atividade ligada à cultura do trigo e posterior transformação no produto final.

Um dos prémios a atribuir aos dois vencedores é a participação no Salão Prazer de Provar, que decorrerá de 2 a 10 de Junho, integrado na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

O Turismo do Alentejo até está a promover o pão tradicional da região, com ações de sensibilização, que começam esta segunda, 19 de Março.

Hoje, a ação é promovida em Beja. Seguem-se Odemira (dia 20), Grândola (dia 21), Évora (22), Estremoz (23), Portalegre (26) e Elvas (27).

A participação nas sessões é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deve ser feita online.

 

Comentários

pub