Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Sul InformaçãoHá sardinha assada e manjerico e nem sequer faltarão as marchas populares e os arraiais na antiga lota. Portimão vai festejar os Santos Populares como manda a tradição, com um programa de atividades que começa a 9 de Junho e só termina a 29 de Junho.

As tradicionais sardinhadas são, como seria de esperar num concelho onde a sardinha é “rainha”, um dos pontos altos do programa. Nos dias 12, 23 e 28 de Junho, das 19h30 às 00h30, a Rua Nova será palco de patuscadas, de recriações de saltos à fogueira e de animação musical, em iniciativas dinamizadas pelo Clube União Portimonense e a Sociedade Vencedora Portimonense.

A sardinha assada também marcará presença nos arraiais e bailes que o Sporting Glória ou Morte Portimonense realizará na antiga lota de Portimão, nos sábados de 10, 17 e 24 de Junho, a partir das 22h00, onde tmabém não faltará música.

Banner lateral albufeira

Sul InformaçãoOutro momento sempre aguardado, quando se fala nos Santos Populares, é o da saída às ruas das marchas. Em 2017, os desfiles começam sempre às 22h00 e chegam a três freguesias do concelho. O primeiro está marcado para dia 9 de Junho, na Zona Ribeirinha de Portimão. No dia 16 de Junho, os diferentes grupos rumam à Figueira, para marchar no polidesportivo desta aldeia.

No dia 23, há marcha com vista para a ria na Zona Ribeirinha de Alvor. No dia 29, para encerrar a festa, há desfile na Praia da Rocha, que começa no Miradouro e termina na Fortaleza de Santa Catarina, com passagem na avenida Tomás Cabreira.

A animação será garantida por grupos do Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor.

Os desfiles contarão também com cinco marchas convidadas, a Marcha Infantil do Lar da Criança, a Marcha do Centro Comunitário Duna-Caslas/ Meia–Praia Lagos, a Marcha da Associação Grupo da Amigos da Pedreira, a Marcha do Clube de Futebol Os Estombarenses e a Marcha de Silves.

«A edição deste ano das Marchas Populares de Portimão reunirá cerca de 500 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que darão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve», segundo a Câmara de Portimão, que organiza esta iniciativa em conjunto com diversas entidades do concelho.

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Topos Domes Lake Algarve (14)

Uma viagem entre Portugal e Grécia é o que propõe a nova carta do restaurante do Domes Lake Algarve