Pavilhão Multiusos em Boavista dos Pinheiros e solução para cheias em Sabóia são projetos da Câmara de Odemira

O Município de Odemira vai apresentar às populações de Boavista dos Pinheiros e de Sabóia um conjunto de intervenções previstas […]

O Município de Odemira vai apresentar às populações de Boavista dos Pinheiros e de Sabóia um conjunto de intervenções previstas para aquelas freguesias, no sentido de qualificar as localidades e proporcionar melhor qualidade de vida aos seus habitantes. As apresentações estão agendadas para a próxima sexta-feira, dia 19 de abril, na sede do Juventude Clube Boavista, em Boavista dos Pinheiros, e no dia 23 de abril, na Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Sabóia.

Ambas as apresentações terão início pelas 20.30 horas, contando com a presença do presidente da Câmara José Alberto Guerreiro.

Em Boavista dos Pinheiros, no dia 19 de abril, serão apresentados quatro projetos de investimentos para a localidade, que vão da criação de equipamentos públicos a arranjos paisagísticos.

As propostas incluem a nova sede da Junta de Freguesia (em adaptação do antigo edifício da escola do 1º ciclo e que prevê também a criação de uma sala polivalente para formação ou eventos culturais), a localização e proposta da Igreja local (no recinto de recreio da antiga escola do 1º ciclo, com construção de raiz do templo religioso), a criação de um pavilhão multiusos (que prevê a cobertura e requalificação do atual campo de jogos junto à sede do Juventude Clube Boavista. Esta foi uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de 2012) e ainda o arranjo paisagístico da marginal à Estrada Nacional 120.

No dia 23 de abril, será apresentada à população de Sabóia o projeto de Requalificação da Baixa desta localidade serrana, um investimento que pretende «resolver em definitivo o efeito das cheias naquela zona».

A povoação é atravessada pelo Barranco do Ameixial e por três afluentes (Barranco da Eirinha, Corgo da Fábrica e Barranco da Tenda), sendo que a linha de água principal se encontra parcialmente coberta, apresentando desde há vários anos problemas no troço entre o Barranco da Eirinha e a passagem hidráulica junto ao cemitério.

Neste sentido, o Município mandou elaborar o projeto de regularização do Barranco do Ameixial e dos três afluentes, que prevê a criação de corredores verdes que enriqueçam a paisagem e formem um sistema fluvial vivo e dinâmico em contrapartida a um simples canal de atravessamento da povoação. A obra prevê também a remodelação das redes urbanas de esgotos.

Comentários

pub