Odemira cria Observatório das Políticas Educativas do Concelho

O Município de Odemira vai implementar um Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira – OPECO, que visa a […]

O Município de Odemira vai implementar um Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira – OPECO, que visa a recolha e análise de dados que permitam um melhor acompanhamento do percurso da população local, desde o ensino pré-escolar até à conclusão do ensino superior, e contribuir para a definição de respostas para o desenvolvimento e a melhoria dos indicadores de educação e formação superior do concelho.

Este recurso permitirá uma maior transparência na monitorização da aplicação das medidas e atividades previstas no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM), uma melhor aferição de impactos e uma mais acessível e transparente leitura da utilização dos recursos públicos.

O OPECO consistirá em dois suportes digitais: um sítio na Internet do PEM e uma ferramenta de recolha, introdução e tratamento de dados e que permitirá uma mais eficaz disponibilização de dados relativos à Educação no concelho de Odemira e potencial comparabilidade com dados regionais / nacionais.

O Observatório está a ser implementado através de uma parceria com a TAIPA (Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira) e com a Universidade de Évora, no âmbito do Projeto Educativo Municipal.

 

Projeto Educativo Municipal de Odemira entre os mais inovadores do país

O executivo da Câmara Municipal de Odemira definiu, como vetor-chave nas políticas e linhas de intervenção, o reforço da participação cívica como caminho para outros níveis de responsabilidade dos seus munícipes e para a melhoria dos serviços públicos e da qualidade de vida.

Foi nesta linha, a partir de um trabalho participado e de equipa, que foi construído o Projeto Educativo Municipal enquanto âncora para o estudo, planeamento e concretização da política educativa do Concelho de Odemira.

O Projeto Educativo Municipal, que apresenta elementos distintivos e foi construído em torno de princípios metodológicos suportados cientificamente, foi considerado o “mais inovador do país” por António Rochete, da Universidade de Coimbra.

Estes níveis de inovação e o esforço de investimento que o município coloca no aprofundado estudo das variáveis que concorrem para a existência de determinados indicadores educativos do concelho, possibilitam a construção de um caminho e de uma lógica de atuação entre todas as entidades locais e toda a comunidade educativa no sentido da mudança, da inovação social e da resposta a problemas como o (in)sucesso escolar, a qualificação da população do concelho de Odemira e a definição de uma política educativa concertada e coerente face às necessidades e potencialidades do concelho.

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