Serpa e Aljustrel participam em estudo nacional sobre insuficiência cardíaca

Trata-se do maior estudo sobre a insuficiência cardíaca feito em Portugal

Os municípios de Serpa e de Aljustrel vão participar, neste mês de setembro, no PORTHOS, o maior estudo sobre insuficiência cardíaca feito em Portugal. “Bate Certo Coração” é o mote deste estudo que arrancou a 1 de dezembro de 2021 e decorre até final de 2022, por todo o território de Portugal Continental.

O camião PORTHOS irá estar estacionado em Serpa entre 19 e 23 de setembro e, em Aljustrel, de 27 de setembro a 1 de outubro.

A insuficiência cardíaca (IC) é um dos problemas de saúde mais comuns em Portugal e a principal causa de internamento hospitalar acima dos 65 anos.

Os números estimados de IC no nosso país (400 mil pessoas) baseiam-se em resultados de um estudo epidemiológico feito há mais de 20 anos, pelo que o estudo PORTHOS é essencial para conhecer a população que sofre desta doença.

De acordo com os promotores da ação, trata-se de “um estudo essencial para caracterizar a população que sofre desta doença e para auxiliar a planear estratégias de organização de cuidados e políticas em saúde”.

A mesma fonte salienta que “a participação de todos aqueles que foram convocados é muito importante, pois só assim conseguiremos perceber a realidade da insuficiência cardíaca no nosso país e melhorar os cuidados de saúde às pessoas que sofrem desta doença”.

Este estudo é promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a AstraZeneca, em parceria com a NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas.

 

 

 



Comentários

pub