Beja promove Assembleias Participativas sobre o novo OP

Iniciativa prentede esclarecer dúvidas sobre esta nova medida implementada em Beja

Uma Assembleia Participativa realiza-se esta quarta-feira, 16 de Março, a partir das 18h00, no Centro UNESCO, em Beja, para dinamizar o debate público, escutar soluções e prestar esclarecimentos sobre o Orçamento Participativo (OP).

A iniciativa, promovida pela autarquia de Beja, é aberta a todos os interessados e condicionada à lotação da sala.

De acordo com o município bejense, «apresentar e discutir propostas, promovendo a participação, particularmente, das pessoas com dificuldade de acesso à internet é o objetivo desta assembleia integrada na campanha de promoção da primeira edição do Orçamento Participativo de Beja».

“Sou Beja, e tu?” é o mote deste Orçamento Participativo, em que podem votar pessoas, maiores de 16 anos, recenseadas, em Beja ou que, comprovadamente, residam, trabalhem ou estudem no concelho.

«Contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e práticas de participação que reforcem a transparência e qualidade da democracia são os objetivos» do OP de Beja que se centra nas “Novas Tecnologias”.

«No total, são 150 mil euros de investimento para as melhores ideias, no valor máximo de 50 mil euros por projeto», explica o município através de um site , especificamente, dedicado ao Orçamento Participativo de Beja.

As propostas podem ser apresentadas até dia 31 de Março.

Depois de avaliadas e aprovadas, as propostas passarão à sua fase de implementação em 2023.

Além desta sessão na UNESCO, também está prevista uma Assembleia Participativa na quinta-feira, dia 17, às 10h00, na Escola Secundária Diogo de Gouveia.

 

 



Comentários

pub