Dois irmãos estrangeiros condenados por tráfico de migrantes no Alentejo

Homens punham migrantes a trabalhar, independentemente das condições de trabalho

Dois homens estrangeiros, irmãos, foram condenados a cinco e três anos e nove meses de prisão, respetivamente, pelos crimes de tráfico de migrantes no Alentejo, anunciou esta segunda-feira, 21 de Fevereiro, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

«O Tribunal considerou provado que, pelo menos desde 2017, os dois irmãos traçaram um plano para implementar um esquema com vista a captar, aliciar e convencer cidadãos estrangeiros a trabalhar para si, em Portugal, vindos sobretudo da Europa de leste», diz o SEF.

De acordo com o plano, os irmãos «encontravam locais onde colocavam os cidadãos estrangeiros a trabalhar em tarefas agrícolas na zona do Alentejo, de forma a alcançar o máximo lucro, independentemente das condições de trabalho e de pagamento a que sujeitavam os trabalhadores».

Ficou, ainda, provado que os condenados constituíram duas sociedades comerciais unipessoais, utilizando o nome de cidadãs estrangeiras que trabalhavam para si, e que funcionavam como intermediárias com os proprietários das explorações agrícolas onde colocavam as vítimas a trabalhar.

O Tribunal ordenou que uma das empresas fosse dissolvida, sendo a outra proibida de exercer qualquer atividade por um período de três anos.

 



Comentários

pub