Odemira ajuda restauração e comércio com novo fundo de 100 mil euros

As candidaturas devem ser efetuadas até ao dia 30 de Junho

A Câmara de Odemira vai ajudar os setores da restauração e comércio, com um Fundo de Apoio Financeiro à Instalação e Adaptação de Esplanadas e à Criação de Lojas On-line, no valor de 100 mil euros.

Estas medidas, no âmbito do Fundo de Emergência Municipal – Odemira Empreende +, «visam o relançamento da economia e a manutenção de postos de trabalho, para contrariar as consequências económicas e sociais provocadas pela pandemia e pelas medidas restritivas impostas no território», diz a autarquia alentejana.

O objetivo «passa por capacitar os estabelecimentos para a instalação ou adaptação de esplanadas, para os dotar de alternativa face à recomendação de redução da sua capacidade máxima, como forma de assegurar o distanciamento físico recomendado, bem como privilegiar o atendimento de clientes em espaços exteriores, conforme orientações da Direção Geral de Saúde», explica.

A grande meta é a revitalização da «atividade económica do comércio local», também pela via digital,« possibilitando aos empresários a divulgação das suas lojas e o escoar dos produtos de forma cómoda para os clientes, sem que haja necessidade de deslocação à loja física e constituindo-se como uma alternativa e resposta aos novos comportamentos dos consumidores».

São beneficiários do Apoio Financeiro à Instalação e Adaptação de Esplanadas, os empresários em nome individual e as sociedades comerciais, do setor da restauração e similares, sendo concedido um apoio financeiro com uma taxa de comparticipação de 70%, até ao limite de 2.500 euros.

Já do Apoio Financeiro à Criação de Lojas Online são beneficiários os empresários em nome individual e as sociedades comerciais, do setor do comércio a retalho, prestação de serviços, produtores locais e artesãos, sendo concedido um apoio financeiro com uma taxa de comparticipação de 100%, até ao limite de 1.500 euros Os dois apoios são a fundo perdido.

Podem candidatar-se às duas medidas todos os empresários em nome individual e as sociedades comerciais, que cumulativamente, tenham com sede no concelho há mais de seis meses, não tenham dívidas à Autoridade Tributária e Aduaneira e à Segurança Social, não tenham dívidas ao Município de Odemira e tenham exercido a atividade em 2020 pelo período mínimo de 6 meses.

As candidaturas devem ser efetuadas até ao dia 30 de Junho, através de formulário eletrónico disponível aqui.

 



Comentários

pub