Nova fábrica de painéis solares e baterias de lítio arranca em Moura

A fábrica «deverá recuperar, em Moura, mais de 40 postos de trabalho diretos, uma parte dos quais altamente qualificados

Uma nova fábrica de painéis solares fotovoltaicos flexíveis e de baterias de lítio de alta temperatura deu os primeiros passos em Moura na sexta-feira, dia 21.

O projeto «tem em vista a implantação de uma unidade industrial inovadora que combina a produção de painéis solares flexíveis de baixo peso e de baterias de alta eficiência de lítio», num investimento inicial de cerca de 5 milhões e euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Alentejo 2020 em cerca de 2,96 milhões de euros, segundo a Câmara de Moura.

Esta nova fábrica «deverá recuperar, em Moura, mais de 40 postos de trabalho diretos, uma parte dos quais altamente qualificados, e outros 200 postos de trabalho indiretos na promoção, venda, desenvolvimento e instalação das soluções a fabricar».

O contrato de arrendamento entre os novos investidores e a Acciona, bem como um memorando de entendimento entre a Câmara Municipal de Moura e a empresa Lux Optimeyes Energy foi assinado numa cerimónia que decorreu nas instalações da antiga Moura Fábrica Solar, na qual participaram o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, e o secretario de Estado da Energia, João Galamba.

 

 

Esta sessão «foi o primeiro passo visível deste relevante projeto e resulta de um intenso esforço de promoção do município de Moura, da região Alentejo e do país, como plataforma para o desenvolvimento industrial das tecnologias “verdes”».

«Em Moura, a parceira tecnológica selecionada para a energia solar fotovoltaica é europeia e líder nos painéis de alta eficiência, possibilitando que estes, além de flexíveis, apresentem um peso 8 vezes inferior aos tradicionais, permitindo a sua aplicação em superfícies curvas ou mesmo embutidas em telhas ou outro tipo de coberturas», descreveu a autarquia.

«Relativamente à tecnologia eleita para a produção de baterias de lítio de alta eficiência“XNRGI” tem já uma patente registada nos EUA e uma fábrica em operação na Índia, sendo a unidade fabril de Moura a primeira do género no mercado europeu», acrescentou a Câmara de Moura.

A Lux Optimeyes Energy é um consórcio entre o grupo português Lux, liderado por Rui Torrão e Paulo Torrão, com créditos firmados no setor do Turismo, e o empreendedor Miguel Matias, com mais de 25 anos de experiência no setor das energias, ex-Diretor de Inovação da Galp Energia e fundador do Grupo Self Energy e da Optimeyes Energy Ltd, com sede em Londres.

 

 

 



Comentários

pub