Baixo Alentejo «não pode baixar a guarda» na luta contra a Covid-19

Jorge Rosa, presidente da Cimbal, defende a ajuda da população na prevenção pode ser determinante para evitar maior incidência da doença

Foto: Flávio Costa| Sul Informação

O Baixo Alentejo «não pode baixar a guarda» na luta contra a Covid-19 e deve apostar forte na prevenção, «a principal arma» que há contra esta doença, considerou Jorge Rosa, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal) e da Câmara de Mértola.

Apesar de, nos concelhos que compõem esta comunidade intermunicipal, «a maior parte dos casos que estavam ativos, estarem agora curados» e de os «dois ou três maiores surtos estarem praticamente resolvidos», estão «a acontecer mais situações todos os dias».

«Há municípios da CIMBAL, como é o caso do meu, que não tinham nenhum infetado e, em poucos dias, passaram a ter vários. Em Mértola, não tínhamos nenhum caso e agora, de repente, passámos a ter seis», disse Jorge Rosa.

«Não se pode baixar a guarda. Temos de estar ativos nesta questão e insistir muito com os nossos munícipes», acredita o edil mertolense.

E a mensagem a transmitir à população é que «a principal arma que temos contra a doença, neste momento, é a prevenção. Temos de cumprir as normas e as regras, evitar o contacto social em grandes aglomerados».

«Se cumprirmos todos o nosso papel coletivo, julgo que a frequência de casos será menor. Se descurarmos a guarda, então os casos têm tendência a subir», resumiu o presidente da Cimbal.

 

Jorge Rosa – Foto: Flávio Costa|Sul Informação

 

Neste momento, parecem restar poucas dúvidas de que continuará a haver um número elevado de casos, desde logo como reflexo do período estival.

«O Verão deixa-nos a todos um bocadinho mais libertos. Temos mais propensão para o convívio e para a relação e os casos aumentam», considerou Jorge Rosa.

Por outro lado, «aquilo que os especialistas dizem é que, com o tempo frio que aí vem, podem aumentar os casos ativos».

Assim, a preocupação dos 13 municípios que compõem a Cimbal é «prevenir ao máximo, para diminuir, tanto quanto possamos, a ocorrência de novos casos. Mas que eles vão acontecer, vão».

«Em termos do coletivo, tentaremos ter mais algum apoio aos municípios e às entidades que estão ativas, sejam as escolas, os lares, os bombeiros, a GNR ou outros», rematou Jorge Rosa.

No Baixo Alentejo, o concelho com maior número de casos acumulados é o de Moura, com 115, segundo dados da Direção Geral de Saúde.

De acordo com a mais recente informação prestada por este município, mantêm-se ativos apenas 5 casos, um em Moura e os outros quatro em Safara.

Nos demais concelhos, os números são bem menos elevados, como indica o mais recente boletim diário da DGS, divulgado ontem: 30 em Beja, 20 em Serpa, 10 em Almodôvar, sete em Cuba, seis em Aljustrel e em Ferreira do Alentejo, cinco em Mértola (Jorge Rosa refere seis),  e três em Castro Verde.

Mértola nunca tinha registado qualquer caso confirmado de infeção, segundo Jorge Rosa, mas agora surgiu este surto.

Ourique viu ontem confirmado mais um caso, num lar de idosos. Neste concelho, já tinham sido diagnosticados os três primeiros infetados com o novo coronavírus em Junho. Ainda assim, Ourique ontem não constava do boletim da DGS, que só divulga os dados por concelho à segunda-feira.

Também fora do boletim estão os concelhos de Alvito, Barrancos e Vidigueira, os outros municípios que fazem parte da Cimbal.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




Comentários

pub