Cante volta a respirar no Alentejo com Vozes de Mestres no campo

Geovana Jardim, idealizadora do evento, diz que «a data foi escolhida por marcar o solstício de Verão e se encontrar associada ao festejo do São João, celebrado no dia 24 de Junho»

Celina da Piedade é a madrinha do evento

O cante volta a respirar no Alentejo. O Vozes de Mestres está de regresso, no próximo dia 20 de Junho, nas Alcáçovas (Monte dos Peguinhos), a partir das 17h00, com uma programação cultural que apresentará artistas tradicionais e contemporâneos do Alentejo e do Brasil. 

«O Vozes de Mestres no campo propõe uma vivência no Alentejo profundo em espaço aberto, amplo e seguro, em cumprimento às orientações específicas adaptadas à realidade da Covid-19», diz a organização.

O evento acontecerá, então, no dia 20 de Junho nas Alcáçovas (Monte dos Peguinhos) a 30 quiçómetros de Évora e terá início às 17h00, ao som de Músicas do Mundo, projeto fundamentado na pesquisa do jornalista e radialista Carlos Ferreira.

Em seguida, o Grupo Paz e Unidade entoará as vozes das guardiãs da tradição do cante, expressão de música característica do Alentejo, reconhecida em 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Ainda dentro deste repertório, o público desfrutará da Tertúlia de Cante Alentejano com Celina da Piedade, madrinha desta iniciativa que, com o seu acordeão e a sua voz marcante, «percorrerá as memórias da música de raiz portuguesa numa interpretação única que a caracteriza, fazendo a ligação entre o tradicional e o moderno».

O Monte também será palco para a poetisa Bia Baguinhos declamar uma seleção de seus poemas, antes do pôr do sol. Pela noite, a animação estará a cargo de Marquinhos Faria e do Trio Balancê, cuja coleção de músicas, resgata as raízes nordestinas brasileiras, percorrendo sucessos de grandes compositores e intérpretes do género Forró, como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, entre outros tantos representantes desse universo.

Além da atração musical, haverá também feira de produtos regionais, tasca com comidas típicas, a tenda Gosto d’Africa com diversos acessórios feitos a base de tecidos africanos, projeção de imagens e a demonstração da produção artesanal do chocalho, usado pelos rebanhos de gado bovino, ovino e caprino (pendurado no pescoço de alguns dos animais) que é considerado o principal fabrico de Alcáçovas desde o século XVIII, cujo segredo se mantém na posse de algumas famílias, transmitido de geração em geração.

Segundo Geovana Jardim, idealizadora do evento, «a data foi escolhida por marcar o solstício de Verão e se encontrar associada ao festejo do São João, celebrado no dia 24 de Junho. O grande desafio na construção desta experiência é conseguir abrigar a diversidade da cultura tradicional destes dois países irmãos e, ao mesmo tempo, dialogar com novos talentos de forma a criar um evento plural».

O Vozes de Mestres já está a ocorrer virtualmente, através de diálogos semanais directos no perfil do Facebook, com diversos artistas e produtores da cultura popular. Em duas semanas, as lives – como são conhecidos estes eventos nas redes sociais digitais – já alcançaram mais de mil pessoas.

Este momento invulgar pede também flexibilidade genuína. Assim, é importante salientar que o Vozes de Mestres cumprirá todas as orientações específicas adaptadas à realidade da Covid-19. A equipa responsável pela sua realização está a cuidar da segurança de todos, a começar pelo espaço amplo, aberto e limitando a lotação a 150 pessoas.

Realizado desde 2008, o projeto nasceu com o intuito de apoiar a formulação de políticas públicas para as culturas populares, promover diálogos entre artistas a fim de fortalecer e evidenciar a beleza da cultura popular, bem como contribuir para a valorização e preservação do património imaterial e os saberes tradicionais transmitidos de geração a geração.

O Vozes de Mestres já aconteceu em vários formatos, mas basicamente conta com apresentações de grupos populares, shows, debates, oficinas, exposições fotográficas e, este ano, ocupou também o espaço virtual, através de lives no Facebook e Instagram.

O evento já marcou presença em todas as regiões do Brasil, foi levado à Espanha, Cabo Verde e Polónia.

Em 2019, em parceria com o jornalista e criador da CBFwebRADIO Carlos Ferreira e a AMArT, uma associação cultural das Alcáçovas, o Vozes de Mestres lançou uma edição portuguesa que tem como propósito proporcionar aos participantes uma experiência de convivência íntima entre a música, poesia, prova de vinhos e uma ementa de degustação de produtos regionais alentejanos, tudo isso no campo, cenário natural destas tradições, no Alentejo Central.

Na primeira edição contámos com o violeiro Pedro Mestre, o Grupo de Cavaquinhos das Alcáçovas, o poeta Edmundo Raposo, de Portugal e o violeiro brasileiro Ivan Vilela.

Esta edição o Vozes de Mestres tem o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, da Junta de Freguesia das Alcáçovas, da LC Produções e RM Vinhos. Serviço:

Os 150 bilhetes disponíveis custam 5 euros e, para mais informações, clique aqui.



Comentários

pub