Odemira promove debate onde se vai ouvir o cante alentejano

O Município de Odemira vai promover, no dia 14 de abril, a partir das 15 horas, uma tarde dedicada ao […]

O Município de Odemira vai promover, no dia 14 de abril, a partir das 15 horas, uma tarde dedicada ao Cante Alentejano, com a realização de um colóquio e atuação de cinco grupos corais, no Cineteatro Camacho Costa, no âmbito das comemorações de Abril.

O colóquio terá como tema “Cante Alentejano – aspetos da sua preservação e transmissão”, sendo convidados José Francisco Colaço Guerreiro, que apresentará o tema “A experiência da MODA na preservação e transmissão do Cante”, Antero Silva, que falará sobre “Os Grupos Corais em Odemira” e Pedro Mestre, tocador de viola campaniça e ensaiador de corais alentejanos, que abordará o tema “Transmissão do Cante, aspetos da sua implementação no terreno”.

Ao palco do Cineteatro Camacho Costa subirão três grupos do concelho, o Grupo Coral de S. Luís, Grupo Coral de Odemira e Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes, e dois grupos da região, o Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa e o Grupo Coral Os Mineiros de Aljustrel.

Com este evento, o Município de Odemira associa-se à comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios (18 de abril), este ano dedicado ao tema “Do Património Mundial ao Património Local – proteger e gerir a mudança”.

O tema pretende assinalar o 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, no quadro da qual foi criada a “Lista do Património Mundial”, tendo-se tornado um precioso instrumento para a cooperação internacional e nacional ao serviço da proteção e valorização do património.

O IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico) convidou as entidades públicas e privadas a associaram-se ao evento, promovendo uma vasta programação a nível nacional.

Comentários

pub