Algarve e Alentejo em Alerta Laranja por previsão de chuva forte e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso Laranja para o Algarve e o Alentejo, a […]

Mau tempo Sul 11 outubro 2014O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso Laranja para o Algarve e o Alentejo, a partir das 12 horas de hoje, sábado. Um alerta ligado à possibilidade de chuva forte, acompanhada de trovoada, com baixa probabilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

Uma situação que recomenda cuidados, principalmente para quem planear atividades ao ar livre. Para já, ainda não é certo quais serão as zonas mais atingidas, mas, segundo alertou o Meteofontes na sua página do Facebook, «a imagem de radar confirma para já a existência de um sistema convectivo muito activo a Sudoeste de Sagres e com deslocação para Nordeste».

«Pela análise dos modelos, verifica-se a possibilidade de ocorrência de chuva forte em algumas zonas, com acumulados significativos, ainda que uns modelos coloquem a chuva a atingir o Barlavento e Sotavento, enquanto outros a colocam a passar mais a Sul, no mar, e outras metem-na a passar um pouco mais a Norte», revelou o site da Estação Meteorológica do Sítio das Fontes, no Parque Municipal de Lagoa.

«Será uma situação a acompanhar com atenção, para verificação da sua evolução e confirmação de quais as zonas a ser mais atingidas (claro está, se o sistema chegar a terra com a mesma intensidade)», defendem os responsáveis por aquela plataforma online.

 

Imagem: Meteofontes

Comentários

pub