Secretário de Estado do Ambiente visita obras do Polis nas praias de Odemira e Aljezur

O secretário de Estado do Ambiente visita amanhã, dia 11 de julho, as intervenções no âmbito do programa Polis Litoral […]

Praia-das-Furnas-RIOS1O secretário de Estado do Ambiente visita amanhã, dia 11 de julho, as intervenções no âmbito do programa Polis Litoral Sudoeste e da recuperação dos estragos provocados pela tempestade “Hércules” nas praias dos concelhos de Odemira e de Aljezur.

Paulo Lemos visitará assim às praias das Furnas, Zambujeira do Mar e Alteirinhos, em Odemira, e Samouqueira, Amoreiras e Vale Figueiras, em Aljezur.

A iniciativa é da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, SA, e terá início em Odemira, pelas 9h00, na sede no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Depois da sessão de apresentação das intervenções no âmbito do programa Polis Litoral Sudoeste, o secretário de Estado, acompanhado por André Mattoso, presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Sudoeste SA, e pelos vogais João Alves, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, e José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, visitarão a Praia das Furnas, pelas 10h15, e as praias da Zambujeira do Mar e Alteirinhos, pelas 11h00.

A comitiva seguirá depois para o Município de Aljezur, para visita às intervenções nas praias da Samouqueira, Amoreiras e Vale Figueiras.

Em Odemira, estão em curso as obras de valorização e qualificação das praias das Furnas, Odeceixe Norte, Zambujeira do Mar e Alteirinhos, no âmbito do Programa de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste, com vista à requalificação das infraestruturas de apoio ao uso balnear, sobretudo ao nível das acessibilidades, recuperando os acessos viários e pedonais e ordenando o estacionamento, de modo a garantir a segurança, conforto e a salvaguarda dos valores naturais.

O temporal Hércules, que aconteceu a 6 de janeiro, deixou um rasto de destruição no litoral da Costa Vicentina e Sudoeste.

No concelho de Odemira, os prejuízos em equipamentos públicos ascenderam a mais de meio milhão de euros e cerca de 150 mil euros de prejuízos a privados.

As praias de Odemira foram afetadas sobretudo ao nível de acessos (escadarias, rampas e passadiços de madeira), tendo sido também necessária a reposição de areia na praia da Zambujeira do Mar.

A recuperação das praias tem sido uma prioridade, num esforço conjunto entre Município de Odemira, Administração Regional Hidrográfica, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e Sociedade Polis Litoral Sudoeste.

Comentários

pub