Ana Moura, Diogo Piçarra, Pedro Mestre e Revenge of the 90s são alguns dos nomes que compõem o cartaz musical da FACAL 2025 – Feira de Artes e Cultura de Almodôvar, que vai decorrer no Complexo Multiusos das Eiras, neste concelho do Baixo Alentejo, já a partir de sexta-feira, dia 4, até domingo, 6 de Julho.
Em 2025, a Câmara Municipal de Almodôvar, que organiza o evento, espera uma «feira em grande», com muito público e, principalmente, «com muitos almodovarenses que vivem longe e que vêm ao concelho de propósito para estar na FACAL, estar com a família e os amigos e pôr a conversa em dia», revelou ao Sul Informação Ana Carmo, vice-presidente da Câmara.
A vereadora com o pelouro da cultura destacou os nomes do cartaz musical, mas também a aposta em dar palco a artistas locais, as tasquinhas que serão exploradas por associações e empresários do concelho e uma exposição que se debruça sobre o imaginário comum dos almodovarenses.
Tudo isto com o objetivo de celebrar «o património cultural e gastronómico e a vitalidade dos diversos setores da sociedade do concelho», segundo a Câmara Municipal.
O evento arranca oficialmente na sexta-feira às 18h00, no Centro de Interpretação do Medronho, com as atuações do Grupo Coral Feminino Flores do Campo e do Grupo Coral Masculino Amigos do Rosário, que também farão uma arruada às 19h30.
No dia 4, o destaque musical vai para Ana Moura, que atuará a partir das 23h00, e para o espetáculo Revenge of the 90s, com início à 1h00, naquela que será «uma noite em alta», em que também subirá ao palco Ruben Luz Lameira & Banda “Modas Avulso” (21h30).
O palco secundário receberá o Grupo Coral Masculino Vozes de Almodôvar (20h00), o Grupo Etnográfico da Universidade Sénior de Almodôvar (20h15) e a Escola de Danças de Salão | Almovimento (20h45).
No sábado, 5 de julho, no palco principal, além do cabeça de cartaz Diogo Piçarra (23h00), atuam o Tributo Gypsi Kings By Chaito&Palosanto (21h00), DJ Breyth (01h00) e DJ Massive Child (03h00), este último «um artista local, no qual voltamos a apostar».
No palco secundário o Grupo Coral Feminino Mondadeiras de Santa Cruz (18h15), a Escola de Ballet e Dança Rítmica da Almovimento (18h30), o Grupo de Danças do Mundo da Universidade Sénior de Almodôvar (19h15) e o Grupo de Dança do Clube das Artes Interculturais do Agrupamento de Escolas de Almodôvar (19h45).
No domingo, também estará em destaque a prata da casa, com um espetáculo de Ana Valadas e Miguel Camões (22h00), que permitirá «terminar a feira com fado, como sempre acontece».
No mesmo dia, o palco principal recebe, ainda, Pedro Mestre – Cante Alentejano & Viola Campaniça (20h30).
No palco secundário atuam o Grupo Coral Feminino Estevas em Flor (18h15), o Grupo Coral Masculino Vozes da Aldeia (18h30), a Tuna Sénior da Universidade Sénior de Almodôvar (19h00) e as Escolas de Ginástica Aeróbica Desportiva, Fit Dance, Jazz e Hip Hop da Almovimento (19h30).
Para além dos palcos, a FACAL 2025 «contará com animação em permanência ao longo de todos os dias, incluindo a presença da “Orquestra Improvável” em diversos horários e locais do recinto, insufláveis e camas elásticas, e a popular Both 360º, garantindo a diversão de miúdos e graúdos», segundo a Câmara de Almodôvar.
Ana Carmo também destaca a exposição “Memórias… em Fotografia”, promovida pelo Município de Almodôvar, que estará patente durante a feira no edifício do Centro Interpretativo do Medronho.
«Nesta exposição damos espaço à memória fotográfica do concelho e vamos relembrar personalidades importantes de Almodôvar», mas também imagens de tempos antigos.
A FACAL é organizada pela Câmara de Almodôvar e tem entrada livre.
Obrigado por fazer parte desta missão!