O Espaço Museológico da Brincadeira, um «lugar único, onde a memória, a cultura e o imaginário da infância ganham vida», localizado no antigo lavadouro da freguesia de Cabeça Gorda, no concelho de Beja, vai ser inaugurado no dia 21 de Junho, às 17h00.
Neste novo espaço, que é de entrada livre e aberto à comunidade, será possível conhecer uma coleção que «inclui centenas de brinquedos antigos, desde peças em madeira e lata até brinquedos emblemáticos das décadas mais recentes», que fazem parte de um espólio pessoal doado por Rogério Fialho, colecionador e dinamizador cultural natural da região.
«Mais do que uma exposição estática, este museu pretende ser um lugar vivo, de encontro intergeracional e de redescoberta do brincar como direito essencial da infância e elemento estruturante do desenvolvimento humano. Neste espaço, brinca-se, revive-se e até se constroem brinquedos, numa abordagem interativa e afetiva», segundo o espaço museológico.
A inauguração do Espaço Museológico da Brincadeira «representa o concretizar de um sonho de vida e deixa um legado cultural para as futuras gerações, celebrando o tempo de ser criança e reforçando a importância do brincar como ferramenta de crescimento, criatividade e vínculo comunitário».
Obrigado por fazer parte desta missão!