Os futebolistas algarvios João Neves e Gonçalo Ramos conquistaram este domingo a Liga das Nações pela seleção portuguesa, em Munique, na Alemanha, no mesmo palco onde há uma semana tinham celebrado o triunfo na Liga dos Campeões pelo Paris Saint-Germain.
No domingo, Portugal derrotou Espanha nas grandes penalidades, por 5-3, depois de um empate (2-2) no tempo regulamentar, que se estendeu ao prolongamento.
O médio João Neves, natural de Tavira, foi titular, repetindo a função de lateral direito que já tinha cumprido na meia-final da prova frente à Alemanha. Foi substituído ao intervalo por Nélson Semedo.
Já o dianteiro Gonçalo Ramos, natural de Olhão, entrou ao minuto 88, rendendo o lesionado capitão Cristiano Ronaldo, e foi o primeiro a marcar na série decisiva de cinco grandes penalidades concretizadas.
Esta foi a segunda Liga das Nações conquistada por Portugal, que já tinha triunfado na edição inaugural, em 2019.
Na final da 4ª edição da competição continental, disputada no Allianz Arena, em Munique, os golos de Nuno Mendes, aos 26, e Cristiano Ronaldo, aos 61, anularam as duas vantagens obtidas por Zubimendi, aos 21, e Oyarzabal, aos 45.
A igualdade durou até aos 120 minutos, levando o jogo para o desempate por grandes penalidades, em que os portugueses assinaram as suas cinco tentativas – Rúben Neves bateu o penálti decisivo – e Espanha falhou o quarto pontapé, com Morata a permitir a defesa de Diogo Costa.
Com a camisola do PSG, João Neves e Gonçalo Ramos já tinham conquistado campeonato, Taça de França e, na semana passada, a Liga dos Campeões, esta com goleada (5-0) sobre o Inter de Milão em Munique.
E a época para os dois algarvios ainda não terminou, uma vez que o emblema francês vai agora participar no Mundial de Clubes, que decorre a partir desta semana nos Estados Unidos.
Obrigado por fazer parte desta missão!