Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

O Festival Histórico – Vila Real de Santo António Setecentista está de regresso a partir desta sexta-feira, 9 de Maio.

Durante três dias (até domingo, dia 11), as ruas e praças de Vila Real de Santo António encher-se-ão de nobres, burgueses, camponeses e artesãos, num evento organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António que celebra o património iluminista e a história fundacional do município.

O festival oferece uma oportunidade única para revisitar a história local, com recriações, animações de época, banquetes, música ao vivo, cortejos e espetáculos de grande formato.

jf-quarteira

Inspirada no modelo iluminista de reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755, Vila Real de Santo António é uma das poucas urbes idealizadas de raiz em Portugal segundo os princípios pombalinos. O evento recria este contexto histórico, permitindo aos visitantes perceber o que torna o município singular, destacando o traçado pombalino como um elemento distintivo.

O festival envolve dezenas de associações locais, artistas e voluntários, sendo preparado ao longo de meses com ensaios, construção de adereços e pesquisa histórica.

O evento começa na sexta-feira, 9 de maio, às 10h00, com a Conferência Iluminista no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que marca a abertura oficial e sublinha o seu enquadramento histórico.

Na tarde de sábado, 10 de maio, às 17h00, acontece um dos pontos altos do programa: o grande cortejo histórico, que percorrerá as principais artérias de VRSA, envolvendo associações, escolas e coletividades do concelho, num momento de grande envolvimento comunitário.

O festival encerra no domingo, 11 de maio, às 22h00, com o espetáculo musical Maestríssimo, um concerto encenado para toda a família, que mistura música clássica, humor e interpretação.

Ao longo de todo o fim de semana, os visitantes poderão ainda desfrutar do mercado setecentista, com artesanato tradicional, espaços de gastronomia com produtos locais e de época, e diversas recriações e performances que ocorrerão na Praça Marquês de Pombal, o centro de todo o festival, e na Avenida da República.

«O Festival Setecentista é uma marca distintiva de Vila Real de Santo António e um exemplo de como é possível valorizar o património e a identidade local através da cultura. Ao mesmo tempo, contribui de forma concreta para o combate à sazonalidade, sendo um polo de atração turística e económica para o concelho», destaca Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de VRSA.

«O envolvimento de toda a comunidade na construção do festival, desde associações culturais a escolas e artistas locais, garante autenticidade e uma forte ligação ao território. A importância do rigor histórico e da programação diversificada são fatores de diferenciação e atratividade do evento», acrescenta Álvaro Leal, vereador com o pelouro da Cultura.

vila do bispo
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

caia-me_dia da cal_cacela velha_foto

Cacela Velha pede: «Caia-me!»

Cuca Roseta foi a convidada para atuar duas vezes

Cuca Roseta canta o fado nos 249 anos de VRSA

José Carlos Barros_er_01

«Os Filhos de Monte Gordo»: o livro que parte de uma «perplexidade» e acaba em descobertas