Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
joana espadinha ao vivo no tempo

Mário Rita apresenta “Em Construção, Descida da Cruz” na Igreja da Misericórdia em Silves

“Em Construção, Descida da Cruz” é o nome da exposição de desenhos de Mário Rita, que abre este sábado, 24 de Maio, às 21h30, na Igreja da Misericórdia, em Silves. 

«Em construção é a metáfora do processo criativo e, também, da vida, da contínua transformação que é o destino do Homem», explica a Câmara de Silves, que organiza a exposição.

«Se a obra de Mário Rita se desdobra em múltiplas fases construtivas, a instalação que se apresenta evoca a construção que evolui das trevas à luz, da “Descida da cruz”, esse fatal mundo de sofrimento e dúvida, à construção do “Novo Homem”, da morte do Eu-anterior ao renascimento do Eu-ulterior. Há um corpo que cai até ao abatimento, deixando para trás os sapatos com a poeira do caminho, largando os “Sudários” caldos, o suor e o sangue, porque é do despojamento que se renasce», acrescenta.

jf-quarteira

Mário Rita nasceu em Silves, em 1958, fez o curso de Artes Gráficas na Escola de Artes Decorativas António Arroio e licenciou-se em Artes Plásticas /Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Entre 1979 e 1983 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Com uma participação assídua em exposições coletivas, expõe individualmente desde 1983, em Portugal e no estrangeiro.

 Artista polifacetado e de nome firmado no domínio das artes plásticas, a sua obra tem sido distinguida com a atribuição de vários prémios, conquistando-lhe reputação nacional e internacional.

Eurico Gonçalves descreveu-o, em 1997, como “pintor de inegável qualidade e força expressiva, num âmbito de neo-expressionismo gestual”. O seu trabalho, desde então e através de sucessivas fases criativas, confirma-o.

A exposição pode ser visitada até ao dia 31 de julho, de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 18h00.

vila do bispo
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Silves lembra Camões com história, música, poesia e pintura

Silves lembra Camões com história, música, poesia e pintura

Sul Informação - Objetos cerâmicos de Vasconcelos Lapa expõem-se em Silves

Objetos cerâmicos de Vasconcelos Lapa expõem-se em Silves

Sul Informação - Somayeh Gholami  apresenta os seus “Ecos do Silêncio” em Silves

Somayeh Gholami  apresenta os seus “Ecos do Silêncio” em Silves