Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A Câmara de Lagoa está, ao longo deste ano, a celebrar o centenário do artista Manuel Gamboa, falecido em 2020, com atividades nas escolas e não só.

O objetivo, segundo a autarquia, «é não apenas celebrar a sua trajetória artística, mas também proporcionar uma experiência educativa a diferentes faixas etárias, reforçando a importância de Gamboa no panorama cultural do concelho e valorizando o património artístico local».

As atividades desenvolvidas tiveram, em parte, lugar na Escola de Artes de Lagoa, com a realização de oficinas de gravura, inspiradas nos trabalhos do artista, especialmente na ilustração de obras de autores do neorrealismo português, como Alves Redol, Aquilino Ribeiro e Raul Brandão. 

Banner lateral albufeira

As escolas do concelho, dos Agrupamentos Espamol e Rio Arade, também receberam visitas, com os alunos a terem oportunidade de interagir com a professora Maria Helena do Carmo, autora da biografia A Jornada do Mestre Gamboa, e o artista plástico Tiago Sacramento, que colaborou no catálogo “Manuel Gamboa: o mais conhecido e desconhecido artista lagoense”.

Na 4ª edição da Festa da Juventude de Lagoa, que se realizará nos próximos dias 30, 31 de Maio e 1 de Junho, teremos um stand dedicado ao centenário onde serão apresentados os resultados das oficinas de gravura, um vídeo/entrevista com Manuel Gamboa e também um quiz sobre a sua trajetória.

infraquinta rumo à sustentabilidade
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Nota de imprensa

AORCA leva «Alice no País do Lixo» ao Centro Cultural de Lagos

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região

dança

Emotion Dance Academy leva “Horizontes” ao Auditório Carlos do Carmo