O Museu de Lagos vai apresentar ao público esta sexta-feira, 23 de Maio, às 10h30, uma plataforma digital que oferecerá aos utilizadores a possibilidade de pesquisar e aceder ao seu acervo, de forma contextualizada e integrada a partir de um clique.
O “Museu de Lagos Digital” resulta do trabalho colaborativo desenvolvido entre os serviços internos do município e de parcerias externas «capazes de materializar o projeto de acesso digital aos bens culturais, fortalecendo o compromisso de serviço às comunidades locais e extra-locais».
Trata-se de um novo instrumento de acessibilidade cultural que procura o equilíbrio entre a preservação da memória e a inovação, permitindo a qualquer utilizador da internet, em qualquer parte do mundo, a qualquer hora, aceder, de forma gratuita e num único ponto de acesso, à informação sobre o património cultural do Museu de Lagos, quer se trate de uma peça, de um documento de arquivo, ou de um exemplar da biblioteca do seu Centro de Documentação.
«Esta é uma iniciativa de valorização e de divulgação cultural ao serviço do cidadão, que reforçará a cooperação, a aquisição e a produção de novos conhecimentos», sublinha o Museu de Lagos.
Com a inauguração deste novo lugar digital, «pretende-se contribuir ativamente para o acesso cultural, para a aprendizagem ao longo da vida e para o fomento da participação cívica».