Os Maios vão voltar a “mostrar-se” à beira da EN125, entre Marim e Alfandanga, em Olhão, na quinta feira, 1 de Maio, Dia do Trabalhador, cumprindo uma tradição de mais de quatro décadas.
A Exposição Tradicional dos Maios na Estrada Nacional 125, entre Marim e Alfandanga, que vai para a sua 41ª edição, é aberta a todos — residentes, instituições e associações do concelho — que queiram participar, criando e expondo os seus próprios Maios.
«Estes bonecos de tamanho humano, vestidos e calçados, surgem sozinhos ou em grupo, representando cenas do quotidiano — do trabalho ao lazer — numa combinação de sátira, criatividade e memória coletiva. É uma tradição ancestral ligada à celebração da primavera e ao início do novo ciclo agrícola, que em tempos passados se fazia com a colocação dos Maios à porta de casa, na açoteia ou no telhado», descreveu a Câmara de Olhão, que apoia o Futebol Clube de Bias, a entidade que organiza a exposição.
«Hoje, mais do que uma festa popular, os Maios de Olhão são uma afirmação identitária e um testemunho da força da cultura local, que continua a mobilizar e a encantar sucessivas gerações», acrescentou.
Colaboram com o Município/Museu Municipal de Olhão, para a confeção de alguns dos Maios que vão estar expostos na EN125, os jardins de infância do concelho, assim como os agrupamentos de escolas Dr. Alberto Iria, Dr. Francisco Fernandes Lopes, João da Rosa e Prof. Paula Nogueira.
Além da autarquia, também as Juntas de Freguesia do concelho apoiam este evento.