Com o objetivo de aliar «funcionalidade, arte urbana e memória coletiva» a União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro concluiu recentemente a instalação de novos bancos públicos na Rua do Barranco, na Praia do Carvoeiro. Mas não são uns bancos quaisquer.
Inspirados nas tradicionais embarcações de pesca, os bancos foram desenhados em forma de barco, «perpetuando a herança marítima da vila e homenageando os pescadores que marcaram, e continuam a marcar, a identidade desta comunidade piscatória», explica a União das Freguesias.
Para além da sua forma simbólica, os bancos estão também decorados com floreiras integradas, «que contribuem para embelezar o espaço público e reforçar o espírito acolhedor e autêntico da Praia do Carvoeiro», valorizando o «património local» e «promovendo o sentimento de pertença e respeito pela história e pelas gentes do mar».
A obra contou com o apoio da Artista da terra Luísa Aleixo, que coordenou as pinturas dos barcos.
Com esta intervenção, a União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro pretende reafirmar o seu compromisso «com a valorização da cultura local, a melhoria da qualidade de vida dos residentes e o reforço da atratividade turística, com soluções criativas que honram o passado e olham para o futuro», lê-se na nota.



