Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
corrida fotográfica

A 12ª edição do Algarve Bike Challenge, em BTT, que arranca esta sexta-feira com um prólogo noturno em Tavira, contará com 540 participantes de cerca de vinte nacionalidades diferentes.

«A histórica cidade portuguesa de Tavira voltará a ser a capital do BTT internacional durante esta semana», promete a organização do evento, que termina no domingo.

Os participantes estão distribuídas por equipas formadas por duplas e, como novidade este ano, serão também atletas individuais, distribuídos em 13 categorias diferentes.

vamos à vila 2025

A 1ª etapa voltará a proporcionar puro espetáculo pelo centro histórico de Tavira, esta sexta-feira, 11 de abril, ao anoitecer, com um clássico percurso urbano de 2,6 quilómetros, com subidas e descidas pela calçada estreita do centro histórico de Tavira.

A etapa considerada rainha, no sábado, dia 12, com partida e chegada em Tavira, é composta por 83 quilómetros e pouco mais de 1.900 metros de desnível, um pouco mais suave que nas edições anteriores, percorrendo boa parte da Serra do Caldeirão por troços de Corte do Peso, Pocilgais, Bengado, Alportel, Curral da Pedra, Carcavaia e, novidade este ano, Javali.

Na 3ª e última etapa, domingo, 13 de abril, será um pouco mais suave e mais curta que nos outros anos, com 63 quilómetros e 950 metros de desnível positivo, começando pela subida da Asseca em direção a Santo Estevão e descendo depois por trilhos rápidos do barrocal algarvio.

Entre as duplas masculinas com opções de vitória parcial ou vitória final, destacam-se a andaluza Conway, Trujillo e Pérez; Fernando Torres y Luismi Martínez, Macías e Guerrero (equipa profissional andaluza); os portugueses Filipe Francisco e Andrew Henriques (Areias de São João), e nas mulheres Celina Carpinteiro e Ada e as espanholas Felipe e Baena (Conway.

Na nova categoria competitiva a nível individual, um dos grandes favoritos é o ciclista espanhol da equipa japonesa Matrix Powertag, Paco Mancebo.

infraquinta rumo à sustentabilidade
emarp

Também poderá gostar

Foto: FPC (Arquivo)

Algarvia Beatriz Guerra 2ª na penúltima prova da Taça de Portugal de XCO

Camara de Tavira_er (2)

Tavira homenageia todos os que se destacaram em 2024 no desporto federado e escolar

miguel-salgueiro-memorial-bruno-neves

Miguel Salgueiro (Tavira-Farense) vence Memorial Bruno Neves