A Aliança Democrática Algarve destacou esta terça-feira, 29 de Abril, o «trabalho árduo dedicado à causa pública» de Francisco Amaral ao longo de 32 anos, após o anúncio de que o presidente da Câmara de Castro Marim irá «cessar funções».
«Francisco Amaral, reconhecido por ser um presidente muito próximo da população, sobretudo as mais carenciadas, em dois concelhos distantes e esquecidos do centro de decisão, teve a responsável iniciativa de ajudar as pessoas durante mais de 30 anos. Há diversos exemplos, como o facto de ter atendido habitantes no seu próprio gabinete de presidência, nos centros de saúde e nas próprias habitações. Neste momento, continua a colaborar como voluntário, no anteriormente denominado Centro Hospital Universitário do Algarve», lê-se na nota da AD enviada às redações.
Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, elogia Francisco Amaral e considera que o médico é «um gigante do serviço público que tem o respeito e a admiração das pessoas». «Os partidos são melhores quando têm pessoas assim e a sociedade também é melhor», acrescenta, reforçando que é «sempre triste o momento da saída, mas é uma alegria que seja com um percurso tão notável. Os algarvios agradecem».
O líder dos social-democratas algarvios afirma também que o antigo autarca de Castro Marim e de Alcoutim «teve a iniciativa de renunciar ao mandato para dedicar mais tempo à família, ao voluntariado e aos amigos, sabendo que deixa a autarquia em excelentes mãos».
Na sequência desta escolha pessoal de Francisco Amaral, Filomena Sintra, até hoje vice-presidente da Câmara de Castro Marim, torna-se a nova presidente da Câmara.
Na opinião de Cristóvão Norte, Filomena Sintra «tem tudo para ser uma grande presidente» pois «sabe como se faz, tem experiência, um projeto, determinação e capacidade». «É mais que merecido. Junta razão e coração», considera.