O último troço da Circular Norte de Loulé, que liga a rotunda do Pavilhão e do Centro de Saúde à rotunda das Barreiras Brancas (“Cilindro”), vai ter o nome “Avenida Mário Soares”, anunciou esta quarta-feira, 26 de Março, a Câmara Municipal. A obra será inaugurada «em breve».
Esta decisão nasce de uma proposta da Comissão Municipal de Toponímia, com todos os presentes a manifestarem-se a seu favor, e foi aprovada na sessão camarária desta segunda-feira, 24 de Março.
O novo troço a ser construído será diferente do que já existe (entre a rotunda antes do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e a rotunda perto do Pavilhão Municipal), pois esta será uma única via com dois sentidos.
Haverá também uma faixa para ciclovia e para passeio pedonal.
Para os responsáveis municipais, pretende-se que esta seja uma homenagem a Mário Soares, «uma figura ímpar da democracia portuguesa, com um papel incontornável na luta contra a ditadura, mas também no desenvolvimento do país nos últimos 50 anos, com destaque para a entrada de Portugal na CEE».
Mário Alberto Nobre Lopes Soares nasceu em Lisboa, em 1924, e faleceu em 2017. Foi primeiro-ministro e Presidente da República, além de combatente do Estado Novo.
Em 1997, Mário Soares foi agraciado pela Câmara Municipal de Loulé com a Medalha de Honra, «marcando o seu importantíssimo papel na construção da Democracia portuguesa, rumo à melhoria das condições de vida e da sociedade após longos anos de regime ditatorial».