Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

Uma gota que salva vidas em Aljezur, um PT que vai a casa a Portimão, projetos que estimulam a criatividade de jovens e menos jovens em várias freguesias algarvias, digitalização, ambiente e empreendedorismo estiveram em foco no VIII Encontro de Autarcas do Algarve, onde dez presidentes de Junta da região deram a conhecer «projetos que fazem a diferença» nas suas comunidades.

O evento, que teve lugar no dia 7 de Março, no Cineteatro São Brás, em São Brás de Alportel, contou com um formato inovador, já que, pela primeira vez, diferentes Juntas de Freguesia puderam apresentar projetos, sob o mote “Valorização das Freguesias e o Poder Local”.

«O interesse das freguesias em participar no evento superou em muito as expectativas da organização, tendo havido a necessidade de limitar o número de comunicações a dez», explicou a ANAFRE Algarve, que promoveu este evento.

inframoura cada gota importa

Na sessão de abertura, João Carlos Simões, coordenador regional da ANAFRE Algarve, realçou que estes projetos implicam «pequenos investimentos, mas têm um enorme impacto nas respetivas comunidades, fazem toda a diferença na promoção da igualdade de oportunidades, na inclusão e no desenvolvimento de competências».

Para o também presidente da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro, a «grande virtude» destes programas está no facto de não serem formatados, mas sim «desenhados e pensados à medida das necessidades e realidades de cada população», envolvendo «as pessoas e com as pessoas em torno de uma mesma identidade e embutidos do sentimento de pertença».

«É certo que os municípios têm um papel fundamental e imprescindível de apoio a estas iniciativas, porque o valor atribuído pelo Estado às freguesias pouco mais serve para fazer face às despesas correntes», sublinhou.

Este será, de resto, um ano de grandes mudanças, já que em cerca de 68% das Juntas de Freguesias do Algarve os atuais presidentes não se podem recandidatar, por terem atingido o limite de mandatos.

João Carlos Simões aproveitou, ainda, o momento para falar da nova estratégia de comunicação da ANAFRE Algarve.

Sul Informação

Além de terem sido ativadas novas páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn, que «vão estar ao serviço de todas as freguesias da região», vai passar a ser editada uma revista anual, «que se pretende que seja um veículo de excelência na divulgação e promoção do trabalho desenvolvido por cada uma».

Convidado a intervir na sessão de encerramento, o presidente da CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, deixou um apelo aos autarcas de freguesias e de câmaras municipais ali presentes.

«A política de coesão tem que ser defendida pelos territórios, pelas freguesias, pelos autarcas. E isto não é uma questão do partido A ou do partido B. É um tema que tem que ver com a coesão territorial e com o nosso papel para a melhoria da qualidade de vida», defendeu.

Já o presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE destacou o caráter inovador deste encontro e congratulou todos os autarcas de freguesias que apresentaram os seus projetos, que «comprovam o cumprimento da proximidade ativa para com os seus cidadãos».

Jorge Veloso mostrou-se igualmente satisfeito pelo facto de a desagregação de 135 uniões de freguesia ter sido votada favoravelmente, pela segunda vez, no Parlamento, no dia 6 de Março.

«As freguesias estão, mais uma vez, em festa, porque ontem aconteceu justiça na Assembleia da República. Ontem, conseguiu-se colmatar um erro inequívoco determinado em 2013, que prejudicou imenso as populações das freguesias que agora se desagregaram», disse.

O Encontro de Autarcas do Algarve é uma das várias iniciativas que a ANAFRE Algarve realiza na região. A mais de meia centena de autarcas presentes no evento acolheu bem o novo modelo adotado este ano, sendo, por isso, para manter em futuras edições.

Tendo como mote a ‘Valorização das Freguesias e o Poder Local’, foram estes os 10 projetos apresentados no VIII Encontro de Autarcas do Algarve:

‘O PT vai a Casa’ – JF de Portimão, Maria da Luz Nunes

‘Ferragudo Digital’ – JF de Ferragudo, Luís Alberto

‘Férias Desportivas’ — JF de Pechão, Paulo Salero

‘Quarto Minguante – Clubes de Teatro do 1.º ciclo’ — UF Querença, Tôr e Benafim, Margarida Correia

‘Recolha de Águas Pluviais em Escolas’ – UF Faro, Bruno Lage

‘Dinamização do Espaço Comunidade” – JF de São Brás de Alportel, João Rosa

‘USO – Universidade Sénior de Olhão’ – JF de Olhão, Rui Gabriel

‘Gabinete de Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo — JF de Vila Real de Santo António, Valentim Santos

‘Projeto GOTA’ – JF de Aljezur, Eugénio Arez,

Candidatura Nacional do ‘Bolo de Tacho’ — JF de Monchique, José Gonçalo

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

recrutamento zoomarine 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Biblioteca_novos_computadores_2025 (1) (Medium)

Biblioteca de São Brás tem 10 novos computadores

Monchique_enchidos_vamos a vila_1|Portuguese Prime Minister Luis Montenegro visits Berlin|Conferência de imprensa do ministro Miguel Pinto Luz e do presidente da Xunta de Galicia

“Vamos à vila” volta a partilhar saberes e sabores de Monchique

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão