O novo reservatório de água das Sesmarias, situado à cota de 80 metros, num dos pontos mais altos do concelho de Lagoa, é «das mais importantes obras para aumentar a resiliência hídrica» deste território.
As palavras são de Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal, durante uma recente visita às obras em curso neste concelho, que incluiu membros do executivo camarário, deputados da Assembleia Municipal, responsáveis por diversas instituições, técnicos e dirigentes municipais e jornalistas.
A obra, que vai custar 2,5 milhões de euros, permitirá decuplicar a capacidade de armazenamento de água, aumentando-a de 600 para 6 680 metros cúbicos (m³ ), além de dotar o reservatório com tecnologia moderna e atualizada.
Como salientou o autarca durante a visita, é a partir do atual reservatório das Sesmarias, inaugurado em 1965 pelo então Presidente da República, que são «abastecidas as principais unidades hoteleiras do concelho, situadas sobretudo no litoral», nas zonas de Carvoeiro, Mato Serrão e Sesmarias.
Só que, sobretudo devido ao elevado consumo na época alta e às constantes roturas nas condutas adutoras de abastecimento (que também estão a ser substituídas, num investimento de milhões da Câmara de Lagoa), por vezes faltava a água nas principais zonas turísticas, com cortes que podiam atingir até 12 horas.
Ora isso, salientou o edil Luís Encarnação, «não pode acontecer num concelho que vive sobretudo do Turismo».
A par desta obra do reservatório, a Câmara está também a substituir as condutas adutoras, algumas delas com mais de 40 anos, que estavam sempre a partir-se e a sofrer roturas.
As novas condutas, segundo técnicos que acompanhavam a visita, são «muito mais difíceis de partir. Mas, ainda que partam, a capacidade e autonomia de mais de 24 horas do novo depósito das Sesmarias permitirá que se faça a reparação sem que o reservatório deixe de fornecer água».

A obra das Sesmarias, a cargo da empresa Edibarra, começou em Julho do ano passado e tudo está programado para que termine em Julho deste ano. Segundo a engenheira Dulce Nascimento, o objetivo é que «no próximo Verão, o reservatório já esteja em funcionamento».
Entretanto, no que às condutas diz respeito, estão terminadas ou em vias disso, as obras na conduta Lagoa/Calvário, Cerca da Lapa/Sesmarias e Cerca da Lapa/Vale do Milho.
Em breve vão avançar, com verbas da reprogramação do PRR, os trabalhos de substituição da conduta Lagoa/Poço Partido.
Em Abril, vão começar as obras,já adjudicadas, de substituição da conduta distribuidora Carvoeiro-Alfanzina-Algarve Clube Atlântico (Praia do Carvalho), uma «conduta envelhecida, cujas roturas afetam as unidades hoteleiras da zona do Carvoeiro», bem como a que passa pela Rua dos Pescadores (via de entrada na Praia do Carvoeiro). Também avançará a substituição da conduta distribuidora Lagoa-Poço Partido.
São obras que certamente irão causar problemas no trânsito, mas que são «absolutamente necessárias».
Quanto ao facto de estes trabalhos avançarem em ano de Eleições Autárquicas, o presidente da Câmara de Lagoa explicou que não é essa a razão de tantas obras. «Temos de aproveitar os financiamentos do PRR, que, como se sabe, têm de estar concluídos até Junho de 2026. Daí a pressa».
O autarca, em declarações ao Sul Informação esta semana, avançou ainda que em breve vão começar os trabalhos de pavimentação nas estradas e ruas afetadas pelas obras.
«As chuvas das últimas semanas têm-nos atrasado um pouco e, ao mesmo tempo, aumentaram os buracos causados pelas obras», disse Luís Encarnação.
Numa época em que há intervenções em todos os concelhos do país e menos empresas construtoras a operar, também não tem sido fácil encontrar quem possa fazer as obras de repavimentação.

Novo reservatório terá tecnologia de ponta
A obra do reservatório das Sesmarias inclui a construção de duas novas células com capacidade de 3 340 m³ cada, ligadas entre si através de uma câmara de manobras, bem como o desvio das condutas para a Boavista e Mato Serrão para a estrada principal.
A infraestrutura será ainda dotada com equipamento elétrico e eletromecânico adaptado à atual realidade, nomeadamente, medidores de caudal eletromagnéticos, medidores de nível ultrassónicos e hidrostáticos, boia de nível tipo flutuante, transmissores de pressão, doseadores de hipoclorito de sódio, sistema de monitorização de cloro residual/pH, instalar luminárias LED e ainda, a instalação de grupos de bombagem com quadro elétrico e a instalação de Grupo de Gerador de Emergência.
Obrigado por fazer parte desta missão!