Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e Modernização, inaugurou esta terça-feira, 18 de Março, dois Espaços do Cidadão, um nos Paços do Concelho, e outro no edifício da sede da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água.

A cerimónia de inauguração destes espaços contou ainda com a presença da presidente e da Vogal do Conselho Diretivo da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, Sofia Mota e Mónica Letra, respetivamente.

«Este ato, por muito elementar que pareça, é de uma extrema importância para os cidadãos», referiu o presidente da Câmara de Albufeira, relevando no seu discurso as dificuldades que os cidadãos enfrentam para poderem tratar das suas documentações, obrigando-os a estarem em filas de espera a partir das 7h00, como tem assistido diariamente, «quer aqui ao lado nas Finanças, quer nas Conservatórias do Registo Civil e Predial».

vamos à vila 2025

«As entidades oficiais estão a trabalhar para dar respostas mais célebres e para uma maior desburocratização dos processos. E uma vez que falamos em sistema Simplex, temos que fazer jus à palavra», referiu o autarca, informando que o Espaço Cidadão de Albufeira, à semelhança do de Olhos de Água, abrange 69 serviços distintos e conta com a colaboração de 15 entidades oficiais.

«Hoje chegamos aos 940 Espaços do Cidadão em todo o país. Dos 308 municípios do país, tínhamos apenas 44 sem cobertura, pelo que agora só temos 43, dado que Albufeira fica com um Espaço Cidadão e em duplicado», referiu Margarida Balseiro Lopes, afirmando-se «feliz por testemunhar este ato».

Sul Informação

Segundo a governante, «digitalizar cada vez mais os serviços que outrora só seriam possíveis em presença» é uma forte aposta da AMA, pelo que a abertura destes espaços para o cidadão é «também para ajudar todos aqueles que não se sentem confiantes ou não possuem ainda capacidades digitais na resolução das suas documentações oficiais».

Em Albufeira, são os trabalhadores do Município e da Junta de Freguesia que serão os mediadores entre os cidadãos e os processos, no sentido de facilitar o acesso e instruir no modo de fazer, pelo que tiveram também previamente formação para o efeito.

Segundo Margarida Balseiro Lopes, em 2024, o atendimento nos 940 Espaços do Cidadão foi de 1,4 milhões, louvando o apoio das Câmaras Municipais «sem as quais não teríamos esta cobertura territorial».

Estes serviços «serão também alargados a hospitais e universidades» e no próximo «mês de Junho serão inaugurados 10 Espaços do Cidadão em consulados», pois «onde está um português, está Portugal».

«Na Administração Pública temos também que melhorar e dar ao país aquilo que precisa e nessa resposta, Albufeira é um exemplo».

“Vá direto” é a frase que indica a missão destes serviços, permitindo um acesso rápido a organismos como AT – Autoridade Tributária e Aduaneira, ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, CGA – Caixa Geral de Aposentações, IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, ISS – Instituto de Segurança Social, Saúde, IMT – Instituto de Mobilidade e Transportes, DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas e muitos organismos estatais.

O horário de funcionamento é entre as 9h00 e as 17h00.

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

sessões de cinema de inverno
emarp

Também poderá gostar

internet_nomadas digitais_tec hub_1|Algarve Tech Hub Summit_apresentacao|Algarve Tech Hub Summit|internet_nomadas digitais_tec hub_2

Festival junta Nómadas Digitais de vários países em Albufeira

motofest

Albufeira acolhe mais uma edição do Motofest

IMG_6721

Filipe Pinto dinamizou sessão de sensibilização ambiental no Dia da Terra em Albufeira